Coronavírus: NY registra o menor número de mortes em duas semanas

A desaceleração do número de óbitos é mais um sinal de um progresso contínuo no combate à doença no estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de Nova York, epicentro da pandemia de Covid-19 nos EUA, registrou 540 mortes nas últimas 24 horas, 90 a menos que no dia anterior e o menor número diário desde o dia 1o de abril. A desaceleração do número de óbitos é mais um sinal de um progresso contínuo no combate à doença no estado, onde mais de 13 mil pessoas morreram e os casos passam de 225 mil. 

Na sexta-feira, mais de 2 mil pessoas foram internadas no estado, elevando o número total para 16.967 – uma queda de 1.300 hospitalizações nos últimos três dias. O número atual é similar ao registrado no final de março, quando a Covid-19 se aproximava de seu pico na região. 

O número de pessoas que precisaram de respiradores também diminuiu, assim como o de pacientes  transferidos para centros de terapia intensiva. Segundo o governador Andrew Cuomo, isto indica que a doença já passou de seu pico, mas demonstrou cautela ao dizer que o estado "ainda não está em uma posição boa". 

O briefing de Cuomo, que se consolidou como uma das principais lideranças do Partido Democrata frente à maneira incisiva com que vem lidando com a pandemia, no entanto, foi marcado por mais um capítulo de sua guerra de palavras com o presidente Donald Trump:

— Se ele está sentado em casa vendo televisão, talvez devesse levantar e ir trabalhar — disse o governador, afirmando ainda que Trump deve dar aos estados a mesma atenção que dá "aos seus grandes negócios e companhias aéreas".

Em seu Twitter, ele acusou Cuomo, um de seus principais algozes políticos, que demanda maior auxílio de Washington aos estados, de "nunca agradecer" e disse que o governador deveria "gastar mais tempo 'fazendo' e menos tempo 'reclamando'". O líder estadual, por sua vez, disse que a Casa Branca estava se esquivando de sua responsabilidade. 

Dentre os mortos nas últimas 24 horas, 504 pessoas perderam suas vidas em hospitais da cidade e 36 em casas de repouso para idosos. À falta de atenção a estes estabelecimentos ganhou ainda mais destaque nesta semana, após 17 corpos  serem encontrados em uma casa de repouso no estado vizinho de Nova Jersey após uma denúncia anônima.

Stefan Jeremiah/Reuters 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES