Coronavírus: veja como ficam os jogos em cada estado do país

Maior parte dos estados do sul e do sudeste terá partidas com portões fechados, enquanto no Nordeste e no Norte partidas acontecerão, em geral, com público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia do coronavírus causará os primeiros efeitos no futebol brasileiro neste final de semana. Para evitar a ampliação da crise do Covid-19, vários estados decidiram fazer jogos com portões fechados - sobretudo os do Sul e do Sudeste. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, a maioria das partidas terá presença de público.

Confira, abaixo, a situação de cada estado do Brasil:

Acre - A Federação local ainda não se pronunciou a respeito da situação. Até segunda ordem, portanto, os jogos do final de semana terão presença de público normalmente.

Alagoas - A Federação Alagoana de Futebol informou, nesta sexta, que mantém contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde do estado (Sesau) e que não há ainda motivo para fechar os portões dos estádios de Alagoas. Haverá duas partidas no estado no final de semana, ambas com presença de público.

Amapá - Sem nenhum caso confirmado de coronavírus, o estado terá jogos com presença de público. A federação local informa que está monitorando a situação e não descarta, no futuro, fazer partidas com portões fechados.

Amazonas - Até o momento, a federação não se pronunciou sobre o assunto. Jogos, até segunda ordem, terão presença de público.

Bahia - Em entrevista ao Globoesporte.com, o presidente da FBF, Ricardo Lima, garantiu - nesta sexta-feira - que os jogos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste acontecerão normalmente, com portões abertos.

Ceará - No Ceará, os jogos terão presença de público. Segundo o governo do estado e a Federação Cearense de Futebol, serão realizados procedimentos educativos antes das partidas - como a transmissão de vídeos do Ministério da Saúde sobre as melhores formas de prevenir a doença.

Distrito Federal - Um decreto do governador do DF, Ibaneis Rocha, suspende eventos que causam aglomeração de pessoas para frear a propagação do vírus. Os jogos do Campeonato Brasiliense, portanto, serão de portões fechados. Mas há uma curiosa exceção: o confronto entre Formosa e Brasiliense, domingo, às 16h, terá público. É que o estádio Diogão fica em uma cidade de Goiás, não sendo afetado portanto pelo decreto do governador.

Espírito Santo - Até segunda ordem, jogos deste final de semana terão presença de público, como confirmou o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, à reportagem do Globoesporte.com. Ele afirmou que não recebeu nenhuma orientação dos órgãos de saúde - seja em nível estadual ou federal.

Goiás - Com três casos de coronavírus confirmados, o estado de Goiás decidiu que os jogos deste final de semana serão realizados sem presença de público. A medida foi anunciada na última quinta-feira pelo secretário estadual de Saúde , Ismael Alexandrino, após reunião com a Federação Goiana de Futebol (FGF).

Maranhão - A federação local até agora não se pronunciou de modo oficial sobre a situação. Por isso, salvo decisão posterior, os jogos do final de semana terão público.

Mato Grosso - Sem nenhum caso confirmado do Covid-19, o estado do Centro-Oeste decidiu manter a rodada do final de semana normalmente: os jogos terão presença de público.

Mato Grosso do Sul - Até segunda ordem, jogos acontecerão com presença de público.

Minas Gerais - A Federação Mineira de Futebol acatou recomendação do Ministério da Saúde e determinou que os seis jogos deste final de semana, válidos pela nona rodada do Campeonato Mineiro, serão realizados de portões fechados. O mesmo vale para os duelos do "Módulo II" do Mineiro.

Jogos do Mineiro sem público nos próximos dias:

Sábado - 14/3

16h - Tombense x Caldense

19h - Villa Nova x Atlético-MG

Domingo/3

10h - Boa x Uberlândia

16h - Cruzeiro x Coimbra

16h - Patrocinense x América

16h - URT x Tupynambás

Pará - A federação paraense diz estar monitorando a situação com prudência. Até o momento da publicação desta reportagem, a determinação é que os jogos aconteçam normalmente - com torcida. Os principais clubes do estado também estão atentos: o Paysandu deu orientações para ajudar seus atletas a prevenir a doença, enquanto o Remo distribuirá 13 dispensers de álcool em gel no estádio Baenão.

Paraíba - Os jogos deste final de semana terão presença de torcedores.

Paraná - Por conta do coronavírus, a federação do Paraná decidiu que todos os seis jogos da 11ª rodada do campeonato estadual serão de portões fechados - o que inclui um clássico Atletiba, no Couto Pereira.

Pernambuco - A Federação Pernambucana de Futebol garantiu que os torcedores poderão ir aos jogos deste final de semana, tanto pelo estadual quanto pela Copa do Nordeste. Mas haverá reuniões do comitê de acompanhamento do avanço do coronavírus, do governo de Pernambuco, durante o sábado, que podem mudar a situação. Neste sábado, o Náutico recebe o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. No domingo, o Santa Cruz joga contra o Decisão, pelo Campeonato Pernambucano.

Piauí - A Federação de Futebol do Piauí (FFP) manteve a programação de jogos do Campeonato Piauiense para o fim de semana. As três partidas da 10ª rodada do estadual, com duelos na capital Teresina e na cidade de Piripiri, terão portões abertos e venda de ingressos às torcidas.

Rio de Janeiro - Como forma de prevenção do contágio do novo coronavírus, os jogos do Campeonato Carioca serão disputados com portões fechados. A medida foi anunciada nesta sexta-feira pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e se estende para todos os torneios realizados por ela, como o Carioca Sub-20, programado para começar neste sábado.

Jogos do Carioca sem público nos próximos dias:

Sábado - 14/3

16h - Resende x Macaé - Estádio do Trabalhador

18h - Flamengo x Portuguesa - Maracanã

19h - Boavista x Cabofriense - Elcyr Resende

Domingo - 15/3

16h - Botafogo x Bangu - Nilton Santos

18h - Vasco x Fluminense - Maracanã

Segunda-feira - 16/3

16h - Madureira x Volta Redonda - Conselheiro Galvão

Rio Grande do Norte - A secretaria de saúde do estado do Rio Grande do Norte recomendou que os jogos deste final de semana sejam realizados de portões fechados. Até a publicação desta reportagem, no entanto, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda não havia se pronunciado a respeito do assunto.

Rio Grande do Sul - O Campeonato Gaúcho terá portões fechados em todos os jogos das duas próximas rodadas. Quatro casos do novo coronavírus foram confirmados no estado. A medida também se aplica aos duelos da Divisão de Acesso, a Série B da competição.

Jogos do Gaúcho sem público nos próximos dias:

Sábado - 14/3

18h30 - Aimoré x Juventude

Domingo - 15/3

11h - Grêmio x São Luiz

16h - Brasil-Pel x Ypiranga

16h - Esportivo x Pelotas

17h - Caxias x Novo Hamburgo

19h - São José x Internacional

Rondônia - A FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) decidiu manter os jogos com público nesta rodada. Só um jogo não terá presença de público - mas a razão é alheia à pandemia do covid-19: Porto Velho e Guajará se enfrentarão no Aluizão, estádio que não tem os laudos necessários para receber torcida.

Roraima - Os jogos do final de semana acontecerão de modo normal: com público nos estádios.

Santa Catarina - A princípio, as partidas do final de semana poderão contar com torcida. Mas a Federação Catarinense de Futebol aguarda posicionamento do governo do estado, que pode mudar a situação e fazer com que os jogos sejam realizados sem público.

São Paulo - Três jogos do Campeonato Paulista serão com portões fechados. Dois deles acontecem na capital paulista: o clássico São Paulo x Santos, no Morumbi, às 19h de sábado, e Corinthians x Ituano, às 16h do domingo, em Itaquera.

Além deles, o dérbi Guarani x Ponte Preta, às 20h da segunda-feira, no Brinco de Ouro, também será realizado de portões fechados.

Jogos do Paulista nos próximos dias

Sábado – 14/3

16h30 – Ferroviária x Novorizontino

16h30 – Inter de Limeira x Palmeiras

19h – São Paulo x Santos (portões fechados)

Domingo – 15/3

11h – Mirassol x Santo André

16h – Corinthians x Ituano (portões fechados)

Segunda-feira – 16/3

20h – Guarani x Ponte Preta (portões fechados)

Sergipe - Os jogos da rodada acontecerão com presença de público.

Tocantins - As partidas do final de semana acontecerão de modo normal: com presença das torcida nas semifinais do estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES