Coronavírus: veja setores que suspenderam serviços parcialmente em THE

Algumas medidas alteram a rotina em Teresina e no interior do estado. Veja algumas delas:

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí tem 43 casos suspeitos do coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Com isso, o Governo do Estado declarou situação de emergência. Algumas medidas alteram a rotina em Teresina e no interior do estado. Veja algumas delas:

Frota de ônibus reduz em 30% devido ao coronavírus

Devido à pandemia do novo Coronavírus e suspensão das aulas das instituições de ensino, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai reduzir a frota de ônibus em 30% a partir desta quarta-feira (18) durante sete dias, sendo a redução de apenas 20% nos horários de pico.

Crédito:Divulgacao

O gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, esclarece que o fluxo de passageiros diminuiu, pois, as autoridades e população têm tentado evitar a disseminação do vírus. “Estamos agindo em conformidade com as orientações das autoridades. Como o número de passageiros reduziu, a frota também reduzirá, mas terá reforços durante os horários de picos”, assegura Denilson.

Outra medida adotada pela Strans foi a recomendação aos consórcios de ônibus para que intensifiquem a limpeza diária nos veículos e aos fiscais dos terminais de integração para reforçarem a limpeza de todos os espaços dos terminais e estações de passageiros do Sistema Inthegra.

A redução ocorrerá durante sete dias e na próxima terça-feira (23) a Gerência de Planejamento da Strans vai avaliar se há necessidade de a redução permanecer ou não.

Espaços da Cidadania reduzem em 50% a distribuição de senhas 

Os Espaços da Cidadania em Teresina e nos municípios do interior terão redução de 50% no número de senhas e controle de entrada de pessoas. Os  locais reúnem diversos serviços públicos, como a emissão de identidades, e são foco de precauções para evitar a propagação do Covid-19, o novo coronavírus, no Piauí. A medida foi oficializada em portaria da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) publicada nesta terça-feira (17).

Crédito:Arquivo

A medida também prevê que os guichês e as cadeiras de acompanhantes devem ser reorganizados para manter a distância de pelo menos um metro entre os atendentes e usuários.

A portaria também dispensa do expediente, pelo prazo de 14 dias, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento da mortalidade pelo COVID-19 (diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e outras doenças comprovadamente crônicas).

FMS adota medidas para diminuir número de pessoas no HUT 

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para restringir a circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia da COVID19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolveu, por meio da portaria n° 064/2020, suspender as visitas aos pacientes internados nas enfermarias e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nesses setores fica autorizada apenas a troca de acompanhante, quando necessário e obedecendo aos horários já estabelecidos nas normas internas do HUT, ou seja, das 6h30 às 7h30, 12h30 às 13h30 e das 18h às 19h.

Crédito:Google

Com relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) fica permitido apenas um visitante para cada paciente nas segundas, quartas e sextas, das 16h30 às 17h30. Nas Unidades Críticas I e II e Sala Laranja está autorizado apenas um visitante para cada paciente também nas segundas, quartas e sextas, das 11h30 às 12h. Por conta da grande rotatividade da Sala Vermelha a direção do HUT resolveu permitir um visitante para cada paciente por dia, das 11h30 às 12h, para o boletim médico.

Dr. Rodrigo Martins, diretor geral do HUT, explicou que essas medidas são importantes para garantir que a comunidade hospitalar permaneça em segurança, minimizando assim os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. “Consideramos também o perfil dos nossos pacientes. A grande maioria é politraumatizada e a possibilidade de complicações por infecções é maior por conta da baixa imunidade desse tipo de paciente. Temos ainda os idosos, que pelas estatísticas do Ministério da Saúde, que são o grupo de risco com maior número de vítimas fatais”, esclareceu o diretor.

O HUT possui atualmente 375 leitos, sendo 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por dia, o HUT recebe, em situações normais, uma média de mil visitantes.

Fundação Wall Ferraz suspende ações públicas

Com o intuito de colaborar com a campanha contra o coronavírus no Brasil, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz resolveu, suspender por 15 dias todos os seus serviços externos. Essa medida começa a valer a partir da próxima quinta-feira (19) e cancela, temporariamente, 33 Ações de Cidadania que estavam previstas para acontecer na última quinzena de março em diversas comunidades da capital.

Crédio:Divulgaçao

De acordo com o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, além da suspensão dos serviços externos, o órgão também estará realizando a substituição de funcionários em situação de vulnerabilidade que atuam no primeiro atendimento. “Para ajudar na campanha contra esse vírus tivemos que tomar essa atitude, não é algo isolado, vai acontecer em todos os órgãos da gestão municipal e é preciso que as pessoas entendam a gravidade desta doença e principalmente evitem aglomerações”, diz Scheyvan Lima.

Estavam previstas para acontecer atividades no Projeto Amor de Tia Norte e Sudeste, CEU Sul, SEMA, CREAS Leste, AMA, Centro de Convivência Jatobá, Caps, CMEI Erico Veríssimo, Parque da Cidadania e Ponte João Isidoro França, dentre outras comunidades. Os serviços que estavam previstos para esses locais passarão por uma reavaliação e tão logo seja comprovada a diminuição de casos suspeitos do coronavírus na cidade, os mesmo poderão ser agendados em novas datas.

Já as inscrições para a primeira etapa dos cursos profissionalizantes de 2020, que deveriam ocorrer de forma presencial nos centros de capacitação, foram alteradas para inscrição eletrônica por meio do site fwf.pmt.pi.gov.br. Em breve, a instituição estará lançando os calendários de cursos que serão executados em todas as zonas de Teresina.

Sejus suspende visitas de presos nas penitenciárias do Piauí

O secretário de estado da justiça do Piauí, Carlos Edilson, assinou uma portaria em que determina a suspensão de visitas, pelo período de 15 dias, em todas as unidades prisionais do Piauí. A medida tem como objetivo prevenir o contágio do coronavírus (Covid-19) no sistema prisional, preservando, assim, a integridade de servidores e detentos.

Crédio:Divulgaçao

A portaria determina suspensão de visitas sociais e íntimas, além da entrada de membros de igrejas para a assistência religiosa, atendimento de advogados e defensores públicos, e, ainda, a suspensão de recambiamentos interestaduais de presos e escoltas de presos custodiados no Piauí. As medidas previstas na portaria da Secretaria de Justiça poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes dos prazos indicados.

Arquidiocese suspende eventos por 30 dias para evitar contágio do  coronavírus

A Arquidiocese de Teresina decidiu suspender, pelo período de 30 dias, todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares. As medidas preventivas contra o coronavírus devem afetar celebrações previstas para Semana Santa na capital.

Crédito:Arquivo/MN

Durante esse período ficam suspensas a comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o Pão Consagrado. A Sagrada Eucaristia deve ser recebida na mão para evitar qualquer contato das mãos em cumprimentos como o abraço da paz, o Pai Nosso, Paz de Cristo.

As missas permanecem nos mesmos horários, mas a recomendação é que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet. As igrejas foram orientadas a colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada.

EVENTOS

Eventos culturais, shows e locais destinados para lazer também tiveram o funcionamento alterado devido as medidas de prevenção para conter o coronavírus. A Prefeitura de Teresina decidiu suspendeu por 15 dias, contando a partir da quinta-feira (19), os eventos e as atividades que favoreçam a aglomerações de pessoas nesses locais.

SELETIVO IBGE:

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preencher 2.621 vagas temporárias no Piauí foi suspenso nessa terça-feira (17), depois que o órgão anunciou que o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para 2021 por causa do avanço do coronavírus. Os selecionados iriam trabalhar no Censo 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES