O Piauí tem 43 casos suspeitos do coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Com isso, o Governo do Estado declarou situação de emergência. Algumas medidas alteram a rotina em Teresina e no interior do estado. Veja algumas delas:

Frota de ônibus reduz em 30% devido ao coronavírus

Devido à pandemia do novo Coronavírus e suspensão das aulas das instituições de ensino, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai reduzir a frota de ônibus em 30% a partir desta quarta-feira (18) durante sete dias, sendo a redução de apenas 20% nos horários de pico.

Crédito:DivulgacaoCrédito:Divulgacao

O gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, esclarece que o fluxo de passageiros diminuiu, pois, as autoridades e população têm tentado evitar a disseminação do vírus. “Estamos agindo em conformidade com as orientações das autoridades. Como o número de passageiros reduziu, a frota também reduzirá, mas terá reforços durante os horários de picos”, assegura Denilson.

Outra medida adotada pela Strans foi a recomendação aos consórcios de ônibus para que intensifiquem a limpeza diária nos veículos e aos fiscais dos terminais de integração para reforçarem a limpeza de todos os espaços dos terminais e estações de passageiros do Sistema Inthegra.

A redução ocorrerá durante sete dias e na próxima terça-feira (23) a Gerência de Planejamento da Strans vai avaliar se há necessidade de a redução permanecer ou não.

Espaços da Cidadania reduzem em 50% a distribuição de senhas 

Os Espaços da Cidadania em Teresina e nos municípios do interior terão redução de 50% no número de senhas e controle de entrada de pessoas. Os  locais reúnem diversos serviços públicos, como a emissão de identidades, e são foco de precauções para evitar a propagação do Covid-19, o novo coronavírus, no Piauí. A medida foi oficializada em portaria da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) publicada nesta terça-feira (17).

Crédito:ArquivoCrédito:Arquivo

A medida também prevê que os guichês e as cadeiras de acompanhantes devem ser reorganizados para manter a distância de pelo menos um metro entre os atendentes e usuários.

A portaria também dispensa do expediente, pelo prazo de 14 dias, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento da mortalidade pelo COVID-19 (diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e outras doenças comprovadamente crônicas).

FMS adota medidas para diminuir número de pessoas no HUT 

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para restringir a circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia da COVID19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolveu, por meio da portaria n° 064/2020, suspender as visitas aos pacientes internados nas enfermarias e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nesses setores fica autorizada apenas a troca de acompanhante, quando necessário e obedecendo aos horários já estabelecidos nas normas internas do HUT, ou seja, das 6h30 às 7h30, 12h30 às 13h30 e das 18h às 19h.

Crédito:GoogleCrédito:Google

Com relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) fica permitido apenas um visitante para cada paciente nas segundas, quartas e sextas, das 16h30 às 17h30. Nas Unidades Críticas I e II e Sala Laranja está autorizado apenas um visitante para cada paciente também nas segundas, quartas e sextas, das 11h30 às 12h. Por conta da grande rotatividade da Sala Vermelha a direção do HUT resolveu permitir um visitante para cada paciente por dia, das 11h30 às 12h, para o boletim médico.

Dr. Rodrigo Martins, diretor geral do HUT, explicou que essas medidas são importantes para garantir que a comunidade hospitalar permaneça em segurança, minimizando assim os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. “Consideramos também o perfil dos nossos pacientes. A grande maioria é politraumatizada e a possibilidade de complicações por infecções é maior por conta da baixa imunidade desse tipo de paciente. Temos ainda os idosos, que pelas estatísticas do Ministério da Saúde, que são o grupo de risco com maior número de vítimas fatais”, esclareceu o diretor.

O HUT possui atualmente 375 leitos, sendo 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por dia, o HUT recebe, em situações normais, uma média de mil visitantes.

Fundação Wall Ferraz suspende ações públicas

Com o intuito de colaborar com a campanha contra o coronavírus no Brasil, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz resolveu, suspender por 15 dias todos os seus serviços externos. Essa medida começa a valer a partir da próxima quinta-feira (19) e cancela, temporariamente, 33 Ações de Cidadania que estavam previstas para acontecer na última quinzena de março em diversas comunidades da capital.

Crédio:DivulgaçaoCrédio:DivulgaçaoCrédio:Divulgaçao

De acordo com o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, além da suspensão dos serviços externos, o órgão também estará realizando a substituição de funcionários em situação de vulnerabilidade que atuam no primeiro atendimento. “Para ajudar na campanha contra esse vírus tivemos que tomar essa atitude, não é algo isolado, vai acontecer em todos os órgãos da gestão municipal e é preciso que as pessoas entendam a gravidade desta doença e principalmente evitem aglomerações”, diz Scheyvan Lima.

Estavam previstas para acontecer atividades no Projeto Amor de Tia Norte e Sudeste, CEU Sul, SEMA, CREAS Leste, AMA, Centro de Convivência Jatobá, Caps, CMEI Erico Veríssimo, Parque da Cidadania e Ponte João Isidoro França, dentre outras comunidades. Os serviços que estavam previstos para esses locais passarão por uma reavaliação e tão logo seja comprovada a diminuição de casos suspeitos do coronavírus na cidade, os mesmo poderão ser agendados em novas datas.

Já as inscrições para a primeira etapa dos cursos profissionalizantes de 2020, que deveriam ocorrer de forma presencial nos centros de capacitação, foram alteradas para inscrição eletrônica por meio do site fwf.pmt.pi.gov.br. Em breve, a instituição estará lançando os calendários de cursos que serão executados em todas as zonas de Teresina.

Sejus suspende visitas de presos nas penitenciárias do Piauí

O secretário de estado da justiça do Piauí, Carlos Edilson, assinou uma portaria em que determina a suspensão de visitas, pelo período de 15 dias, em todas as unidades prisionais do Piauí. A medida tem como objetivo prevenir o contágio do coronavírus (Covid-19) no sistema prisional, preservando, assim, a integridade de servidores e detentos.

Crédio:DivulgaçaoCrédio:Divulgaçao

A portaria determina suspensão de visitas sociais e íntimas, além da entrada de membros de igrejas para a assistência religiosa, atendimento de advogados e defensores públicos, e, ainda, a suspensão de recambiamentos interestaduais de presos e escoltas de presos custodiados no Piauí. As medidas previstas na portaria da Secretaria de Justiça poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes dos prazos indicados.

Arquidiocese suspende eventos por 30 dias para evitar contágio do  coronavírus

A Arquidiocese de Teresina decidiu suspender, pelo período de 30 dias, todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares. As medidas preventivas contra o coronavírus devem afetar celebrações previstas para Semana Santa na capital.

Crédito:Arquivo/MNCrédito:Arquivo/MN

Durante esse período ficam suspensas a comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o Pão Consagrado. A Sagrada Eucaristia deve ser recebida na mão para evitar qualquer contato das mãos em cumprimentos como o abraço da paz, o Pai Nosso, Paz de Cristo.

As missas permanecem nos mesmos horários, mas a recomendação é que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet. As igrejas foram orientadas a colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada.

EVENTOS

Eventos culturais, shows e locais destinados para lazer também tiveram o funcionamento alterado devido as medidas de prevenção para conter o coronavírus. A Prefeitura de Teresina decidiu suspendeu por 15 dias, contando a partir da quinta-feira (19), os eventos e as atividades que favoreçam a aglomerações de pessoas nesses locais.

SELETIVO IBGE:

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preencher 2.621 vagas temporárias no Piauí foi suspenso nessa terça-feira (17), depois que o órgão anunciou que o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para 2021 por causa do avanço do coronavírus. Os selecionados iriam trabalhar no Censo 2020.