Corpo de vítima da Covid-19 é trocado e tem dois enterros no Piauí

Corpo foi levado de Teresina para o interior do estado, sepultado e desenterrado após hospital perceber a troca

Hospital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O idoso Boa Ventura Pereira da Silva, de 68 anos, que morreu vítima da Covid-19, foi velado e enterrado com o corpo de outra pessoa por seus familiares que tiveram que fazer um segundo enterro após serem informados do caso. A troca de corpos ocorreu  na quinta-feira (10),  no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em Teresina. 

Corpos foram trocados no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina - Foto: Sesapi

A direção do hospital divulgou nota lamentando o ocorrido e pediu desculpas aos familiares. O hospital afirmou ainda que abriu uma sindicância para saber como a troca ocorreu. O paciente Boa Ventura Pereira da Silva faleceu na manhã de quinta, vítima da Covid-19. A família fez reconhecimento e contratou uma funerária da cidade de Alto Longá para ir buscar o corpo.

Na parte da tarde, a funerária foi ao hospital, pegou um corpo com a etiqueta com o nome de Boa Ventura e levou para o sepultamento. Houve um pequeno cortejo em Alto Longá, o corpo não saiu de dentro do carro e seguiu para o enterro. Porém, o corpo era de um homem de 39 anos, que não tinha Covid-19.

O sepultamento aconteceu no cemitério do Povoado Nazaré, localizado no município de Novo Santo Antônio. Três horas após o enterro, o serviço social do hospital comunicou a família que o corpo havia sido trocado.

Os familiares acionou a funerária para que desenterrasse o corpo do homem de 39 anos, na noite de quinta, voltaram para Teresina, onde fizeram outro reconhecimento e foi feita a troca de corpos. Logo em seguida a família seguiu para o segundo sepultamento.

Confira a nota do hospital na íntegra:

A direção do Instituto Natan Portela lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo transtorno gerado aos familiares.

A direção esclarece que foi aberta uma sindicância para saber onde o protocolo de identificação de cadáveres foi rompido para esses pacientes.

Tão logo a gestão do incidente seja concluída, as famílias serão chamadas para uma tratativa a fim de terem conhecimento do que realmente aconteceu.

As equipes de assistência social e de psicologia do Instituto estão acompanhando o lamentável episódio e à disposição para prestar todo o apoio aos familiares das vítimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES