Covid-19: 29 enfermeiros e técnicos morrem e 900 já foram infectados no PI

O último óbito aconteceu na quarta-feira (12). O técnico de enfermagem Mateus Ribeiro da Silva faleceu após complicações da Covid-19

Enfermagem | Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) mostram que um terço dos enfermeiros, técnicos e auxiliares que morreram em decorrência de complicações da Covid-19 estava trabalhando no Brasil. No Piauí, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia (COREN-PI), desde o início da pandemia, 29 profissionais já perderam a vida por conta da doença e aproximadamente 900 profissionais destas áreas já foram infectados pelo novo coronavírus.

O último óbito aconteceu na quarta-feira (12). O técnico de enfermagem Mateus Ribeiro da Silva, que atuava no município de São João do Piauí, não resistiu após ser infectado pela Covid-19 e veio a óbito.

29 enfermeiros, tecnicos e auxiliares já morrem de Covid-19 no Piauí (Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife

A situação é preocupante e chama a atenção para a necessidade de os profissionais continuarem mantendo os cuidados, mesmo após a imunização. “Houve uma diminuição no número de contaminações e óbitos após a vacina, mas as mortes continuam acontecendo e hoje, mesmo com a imunização, os profissionais não se sentem seguros”, disse o conselheiro do Coren, Wendel Marcos Alves.

Diante disso, o alerta é para que os profissionais continuem com todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus. “É necessário sempre se proteger e respeitar as medidas sanitárias. O uso de máscaras e a higienização das mãos nunca foram tão importantes”, finalizou Wendel.

Situação no Brasil

Segundo o ICN, que analisou a situação da pandemia em 60 países, 3 mil profissionais morreram por conta de complicações da Covid-19, em um ano de pandemia no mundo.  

Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que 702 enfermeiros, enfermeiras, auxiliares e técnicos e técnicas de enfermagem morreram no Brasil, em 365 dias de pandemia.

Só entre janeiro e março deste ano, morreram 234 profissionais de enfermagem. Esse número representa metade dos 468 óbitos em todo ano de 2020 no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES