Covid-19:Brasil vai receber 1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech

Esse será o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzido pela Pfizer/BioNTech que chega ao Brasil

Vacina | Pfizer/BioNTech
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil vai receber, nesta quinta-feira (29), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzido pela Pfizer/BioNTech. O 1 milhão de doses será apenas para as capitais do país.

As doses do imunizante da Pfizer precisam de uma logística diferente das demais, pela necessidade de serem armazenadas em temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Brasil vai receber doses da Pfizer/BioNTech (Foto:Sérgio Lima-Poder360)

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas desse primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária.

As vacinas desse primeiro lote foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica, e estão programadas para chegar ao Brasil nesta quinta (29), às 19h, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com o Ministério da Saúde, as 27 capitais brasileiras começarão a receber as doses entre sexta-feira (30) e sábado (1°).

Distribuição nas capitais

O Ministério da Saúde orientou que a distribuição de 1 milhão de doses produzida pela Pfizer no combate a pandemia de Covid-19 seja feita apenas entre as capitais do país. A recomendação foi feita, segundo a pasta, de acordo com as exigências de armazenamento da vacina.

Isso acontece porque a vacina da Pfizer precisa ser mantida a temperaturas baixíssimas. As doses chegarão ao país armanezadas em caixas a -70°C.

Em seguida, as vacinas serão enviadas aos estados e devem ser armazenadas a uma temperatura entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Devido a esta limitação, a distribuição será feita em duas etapas visando o melhor aproveitamento das vacinas.

Primeiro, os estados e o Distrito Federal receberão 500 mil vacinas referentes à primeira dose do imunizante. Uma semana depois, será enviado as 500 mil vacinas restantes, que correspondente à segunda dose.

Uma vez que o imunizante vai para as salas de vacinação, ele é mantido na rede de frio nacional, com temperaturas entre 2°C e 8°C, e por isso deve ser utilizado em até cinco dias.

A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

Histórico

A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.

A atual remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março. Ao todo, serão recebidas 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.

O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES