Covid-19: cientistas investigam variante no Nepal mais resistente a vacinas

A complexa variante tem um número de mutações que combinam estirpes já existentes

Coronavírus | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas de todo o mundo investigam a nova variante do coronavírus do Nepal, que até agora só foi identificada em um número reduzido de indivíduos.

Porém, devido à falta de triagem no país, que faz fronteira com a Índia, ainda não está claro o quão prevalecente é a nova variante. A complexa variante tem um número de mutações que combinam estirpes já existentes.

Cientistas investigam nova variante no Nepal (Foto: Shutterstock)

Segundo os cientistas, a variante do Nepal parece ter evoluído da variante indiana denominada Delta.

É tão recente que até ao momento a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não lhe atribuiu um nome ou a reconheceu oficialmente.

Propaga-se mais rapidamente e é resistente às vacinas?

A variante do Nepal parece apresentar as mesmas mutações da Delta, o que sugere que pode comportar-se do mesmo modo.

Sendo que a Delta é uma variante que se dissemina rapidamente - até 50% mais do que a Alpha, também conhecida por variante britânica ou de Kent - e já provou conseguir eludir alguma da proteção conferida pelas vacinas existentes contra a Covid-19.

Adicionalmente, a variante do Nepal incorpora ainda a mutação K417N, refere Jeff Barrett, Diretor da Iniciativa Genómica COVID-19 no Wellcome Sanger Institute, que monitoriza as diferentes variantes presentes no Reino Unido.

Acrescentando: "esta mutação está presente na B.1.351/Beta [que teve origem na África do Sul], e crê-se que este seja o motivo pelo qual essa variante não seja tão eficazmente neutralizada pelas vacinas".

"Devido a esta possibilidade, e porque a Delta parece ser mais transmissível do que a Beta, os cientistas estão a monitorá-la com precaução".

Quantos casos já foram detectados?

Barret aponta que inúmeros casos aparentemente provocados pela variante Delta com a mutação K417N terão sido afinal causados pela variante do Nepal.

"A Delta+K417N já foi vista em vários países, incluindo no Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e na Índia", explicou.

"Foi igualmente observada uma vez no Nepal que apresenta um défice significativo na triagem, e 14 vezes no Japão, das quais 13 são amostras recolhidas no aeroporto de pessoas que tinham viajado do Nepal".

De referir que o Nepal está atualmente enfrentando a segunda vaga de Covid-19, que atingiu o seu pico no passado mês de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES