Covid-19: Diretor de pesquisa do Sírio esclarece tudo sobre vacinas

Vacinas contra a covid-19 são seguras, mesmo criadas em tempo recorde

vacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São muitas as expectativas em relação ao imunizante contra a coronavírus. Os esforços mundiais têm sido imensos durante as pesquisas e testes das várias vacinas em desenvolvimento. A principal urgência é salvar vidas. É evitar que a covid-19 evolua de forma grave e, assim, aumente as internações em UTI's e coloque tantas vidas em risco.

O diretor de Ensino e Pesquisa no Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Reis, afimra que as vacinas contra a covid-19 são seguras, mesmo criadas em tempo recorde. A união de pesquisadores e centros de estudo e os investimentos grandiosos foram, sem dúvida, os principais responsáveis por um desenvolvimento tão rápido. Mas outros fatores colaboraram para que o tempo de produção de algumas das vacinas fosse tão curto. O primeiro deles foi a capacidade de a China decodificar o genoma do vírus Sars-Cov-2 em tempo recorde. Esse processo, em muitos casos, demora anos.

O cientista destacou ainda que é falso que as vacinas em desenvolvimento contra a covid-19 que utilizam como tecnologia vetor viral (adenovírus), vacina de DNA e vacina de RNA mensageiro possam provocar alterações genéticas ou câncer. É enganosa também a alegação de que as mesmas vacinas, para serem seguras, teriam de ser testadas durante 20 ou 30 anos. As afirmações foram feitas pelo médico Alessandro Loiola durante uma entrevista publicada em vídeo e compartilhada, na primeira semana de dezembro, pelo deputado federal do Rio de Janeiro Daniel Silveira (PSL) em seu perfil do Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES