Covid-19: estagiários, pibidianos e residentes solicitam vacinação

A discente do curso de História da UFPI e representante do coletivo de Universitários Unidos por Vacina Já, Natália Arrais, explica como iniciou a luta.

vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes das universidades públicas de Picos divulgaram uma carta aberta pedindo a inclusão de todos os estagiários, pibidianos e residentes da graduação de ensino no Plano Municipal de Imunização.

A carta pede a vacinação de alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A discente do curso de História da UFPI e representante do coletivo de Universitários Unidos por Vacina Já, Natália Arrais, explica como iniciou a luta.

“Tudo começou quando os professores entraram como grupo prioritário para receber a vacina, eu fiquei muito indignada porque nós estagiários não fomos incluídos na lista, sendo que nós estamos cumprindo o nosso papel de docência nas escolas públicas”, pontuou.

A carta pede a vacinação de alunos da Universidade Federal do Piauí

De acordo com a estudante Natália Arrais, em caso de retorno das aulas de forma gradual, além de colocar a vida dos estudantes e suas famílias, as crianças também estão expostas à Covid-19. “A gente estará colocando em risco a nossa saúde, das nossas famílias e também a das crianças que também não vão receber vacinas, até então não temos nenhum projeto de vacinação para as crianças”, assegurou.

Leia Mais

Em trecho da carta aberta, estudantes relatam o papel deles para desenvolvimento da educação básica.

“Nós, estudantes universitários, PIBIDianos, Residentes e estagiários das Licenciaturas das instituições públicas de ensino superior de Picos, estamos unidos na busca pela garantia no direito a vacinação, viemos por meio desta, expressar nossa solicitação a vacinação de todos/as Estagiários, PIBIDianos e Residentes de graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) dos campus da cidade de Picos, haja vista que estes/as também são trabalhadores e trabalhadoras da Educação, desempenhando funções semelhantes às dos docentes da rede pública de educação básica”, frisou o documento.

Os estudantes também destacam na carta aberta o anseio por vacina e o reconhecimento pelo esforço de cada um. “Queremos vacina para todos, uma universidade que produza conhecimento e o reconhecimento de nosso esforço para tal. Reafirmamos nosso compromisso com a vida e com a educação”, assegura.

Segundo Natália Arrais, o vereador Wellington Dantas (PT) se comprometeu a apresentar um requerimento pedindo a inclusão dessa categoria e, caso seja aprovado, será enviado para a Secretaria de Saúde de Picos.


 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES