Covid-19: Governo da Índia pede que variante não seja chamada de “indiana”

Medida quer “banir” qualquer publicação que faça a referência da variante como “variante indiana”

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi não quer que variante seja chamada de "indiana" | O primeiro-ministro indiano Narendra Modi não quer que variante seja chamada de "indiana"
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo indiano começou a ordenar que empresas de mídia sociais não chamem a variante B.1.617 no novo coronavirus de "variante indiana". Segundo o comunicado, o estado começou a enviar notificações para as plataformas online para remover qualquer conteúdo que se refira à cepa com a identificação de regionalidade.

De acordo com as informações da Reuters, uma carta foi escrita pelo Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia e não foi divulgada, mas vários meios de comunicação já tiveram acesso ao conteúdo.

Um trecho da referida carta diz que “Não existe essa variante do COVID-19 cientificamente citada como tal pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS não associou o termo 'Variante Indiana' à variante B.1.617 do coronavírus em nenhum de seus relatórios.”

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi não quer que variante seja chamada de "indiana"

Apesar de a decisão de “banir” qualquer publicação que faça a referência da variante como “variante indiana” ser um pouco extrema, dar “apelidos” do gênero com base na regionalidade é desencorajado pela OMS e pela comunidade cientifica por, supostamente, ser uma forma estigmatizada e imprecisa. A Organização Mundial da Saúde, inclusive, orienta que as variantes do vírus não sejam identificadas com nomes de locais, humanos ou de animais.

A referida variante, identificada como B.1.617 é a possível responsável pela última onda da doença no sul da Ásia. No Brasil, ela teve seu primeiro caso confirmado no estado do Maranhão, que identificou o vírus em um indiano que fazia parte da tripulação do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado. Outros dois estados, Ceará e Pará, investigam casos suspeitos da variante.

Com informações do Tudocelular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES