Covid-19: Imunidade das vacinas Pfizer e Moderna pode durar até três anos

O estudo esclarece que a duração desta proteção dada pelas vacinas mRNA pode diminuir entre pessoas com mais de 75 anos de idade

vacina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novo estudo suíço mostra que vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas com a nova tecnologia de mRNA mensageiro previnem casos graves da doença através da sua imunidade, que pode durar até três anos. Este é o caso dos imunizantes produzidos pela Moderna e Pfizer/BioNTech.

Imunidade de vacinas pode durar até três anos (Foto: Divulgação)

O estudo foi publicada pelo Grupo de Trabalho Científico do Governo Suíço contra a Covid-19 e  revela ainda que estas vacinas criam uma resposta de anticorpos duas a quatro vezes superior do que a verificada por quem já recuperou da doença, o que implica uma proteção mais duradoura.

O estudo esclarece que a duração desta proteção dada pelas vacinas mRNA pode diminuir entre pessoas com mais de 75 anos de idade e, portanto, reduzi-la para entre 15 e 24 meses contra as formas graves de covid-19 e entre sete a 10 meses para versões moderadas.

A duração da imunidade imposta pela vacina é importante na organização de campanhas de reforço, determinando também a validade dos “certificados covid-19”, que pelo menos a curto prazo podem ser necessários para viajar ou participar em eventos em massa em outros países.

Os pesquisadores ressalvam ainda que os períodos de proteção estimados podem ser menores, embora ainda não se saiba exatamente quanto, sobretudo no caso da variante delta, que é muito mais contagiosa do que as estirpes anteriores da Covid-19 e também parece necessitar de uma quantidade maior de anticorpos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES