Covid-19: mais de 247 mil piauienses não tomaram nenhuma dose de vacina

O Piauí, tem ocupado de forma consolidada o segundo lugar no ranking nacional de vacinação, com 83,10% de cobertura vacinal.

Florentino Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil enfrenta um novo surto de Covid-19, com alta nos números de casos e óbitos. No Piauí, nas últimas 48 horas foram registrados mais de três mil novos casos e 21 mortes pela doença, que matou 7.419 piauienses. Embora, a vacina seja a principal alternativa para evitar casos graves de Covid-19, 8,12% da população vacinável com 5 anos ou mais, ainda não tomou nenhuma dose das vacinas disponíveis na rede saúde.

No estado, de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesapi), 247.167 crianças, adolescentes e adultos ainda são aguardados para tomar a primeira dose da vacina. Para que as prefeituras possam alcançar essas pessoas, a orientação da Secretaria de Saúde é fazer busca ativa e reforçar a comunicação nos municípios . “Estamos enfrentando a terceira onda de Covid-19 no País e, apesar dos esforços concentrados de estado e municípios para vacinar toda a população, muitas pessoas continuam ignorando o fato de que só a vacina salva vidas”, destaca o secretário Florentino Neto.

Secretário de Saúde diz que vê com preocupação os números dos não vacinados - Foto: Divulgação

O Piauí, tem ocupado de forma consolidada o segundo lugar no ranking nacional de vacinação, com 83,10% de cobertura vacinal, logo abaixo de São Paulo, que lidera com 84,97%. No Nordeste, o estado foi o que mais vacinou até o momento. “Mesmo com números tão positivos vemos com preocupação o dado de que mais de 247 mil piauienses ainda estão descobertos na imunização, sujeitos a contrair casos graves de covid-19 e serem vetores para o aparecimento de novas variantes”, fala o secretário Florentino Neto.

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, lembra que a variante ômicron, de maior transmissibilidade está circulando no estado e possivelmente tem contribuído com o aumento de casos. Ele ressalta a importância das pessoas avaliarem os números que a pandemia registra no Piauí, antes e depois da vacinação. “Esses números permitem uma avaliação de como é importante à vacina para a redução de casos graves e óbitos. São 247.167 pessoas que estão correndo risco de contrair a doença em um estado mais grave e podendo evoluir até o óbito”, alerta. “Quem não vacinou pode procurar um posto de saúde e iniciar o ciclo de imunização. É um passo importante para todos os piauienses”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES