Covid-19: Média móvel de óbitos apresenta tendência de crescimento no Piauí

A média móvel de casos da doença passou de 477 na 27° semana epidemiológica para 511 nesta semana 28.

Casos de Covid-19 no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí apresenta uma tendência de aumento na média móvel de novos casos e óbitos da covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

A Secretaria divulgou nesta segunda-feira (18), o Boletim epidemiológico referente à 28ª semana epidemiológica do ano de 2022 (10/07 a 16/07) e aponta que a média móvel de casos da doença passou de 477 na 27° semana epidemiológica para 511 nesta semana 28. A média móvel de óbitos também apresentou aumento de três para quatro na 28° semana epidemiológica.

Sesapi divulgou boletim epidemiológico com novas atualizações da situação da covid-19 no Piauí | FOTO: Divulgação

Os dados do boletim apontam ainda que na 28° semana epidemiológica, o Estado registrou 3.576 casos novos de Covid-19 e 35 óbitos. A Semana registrou menos casos do que a semana epidemiológica 27, quando 4.394 novos casos foram notificados. No entanto a semana 28 apresentou cinco óbitos a mais que a anterior.

Os números de novos casos e óbitos acendem o alerta para a importância da vacinação completa contra a Covid-19, como coloca o secretário de Estado da Saúde Néris Júnior. 

“A Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando junto aos nossos hospitais para a que a população continue recebendo assistência de qualidade, além de manter um contato constante com os municípios para buscar as melhores estratégias de enfrentamento da doença. No entanto, precisamos que a população continue fazendo sua parte buscando as vacinas até completarem seu esquema vacinal. Somente assim teremos uma maior proteção contra a covid-19 e o Estado voltará a apresentar redução de casos óbitos e ocupação hospitalar”, disse o secretário.

O índice de transmissibilidade da doença retornou para o mesmo valor da semana epidemiológica de número 26, registrando uma redução de 1,54 na semana 27 para 1,19 nesta 28° semana. Ainda segundo o boletim epidemiológico, a ocupação de leitos clínicos do Estado apresentou uma leve redução, indo de 147 leitos ocupados para 139.

Ocupação de leitos

Os leitos de UTI e de estabilização, no entanto, apresentaram aumento nas suas ocupações em relação a semana epidemiológica número 27. Os 26 leitos de UTI ocupados na semana 27 passaram para um total de 50 leitos de UTI ocupados na semana 28, já os leitos de estabilização passaram de seis leitos ocupados para oito.

“Nós já estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso a leitos caso necessário. Medidas como abertura de mais leitos voltados para pacientes Covid-19 e melhorias nas nossas unidades de saúde já vem sendo tomadas. Nossa área hospitalar está constantemente verificando nossos hospitais para garantir que eles estejam aptos a atender a demanda da população”, pontuou o secretário Néris Júnior.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES