Covid-19: O novo sintoma que pode afetar doentes a longo prazo

À medida que a pandemia da Covid-19 evolui, os especialistas aprendem cada vez mais sobre os impactos duradouros que o vírus pode ter

sintomas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agora os pesquisadores afirmam que identificaram um outro efeito secundário a longo prazo do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Segundo um artigo publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC), foi detectada uma doença cardíaca rara que pode provocar batimentos cardíacos rápidos e tonturas e que pode estar relacionada com a infecção. 

Investigadores na Suécia dizem que a síndrome da taquicardia ortostática postural, ou POTS, pode ser o mais recente numa lista dos chamados sintomas de 'Covid persistente'. 

A condição pode causar tonturas ao sentar ou levantar devido à pressão arterial baixa, enquanto outros sintomas podem incluir palpitações cardíacas, dores de cabeça, fadiga e visão turva.

A POTS geralmente afeta mulheres jovens e de meia-idade e pode deixar alguns pacientes necessitando  usar uma cadeira de rodas no dia-a-dia. 

As causas são geralmente indeterminadas, mas pode ser provocada por doenças virais, infecções graves ou trauma, podendo melhorar com o passar do tempo. 

Não há cura ou um tratamento padrão, porém a síndrome pode ser gerida com auto-cuidado, exercício, dieta e certos medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES