Covid-19 ou Dengue? Veja quais são as diferenças entre as duas doenças

A dengue é uma doença viral assim como a Covid-19

dengue | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Febre, dores de cabeça e no corpo são sintomas comuns tanto a pacientes com dengue quanto com Covid-19. Nos tempos atuais, podem levar uma pessoa a pensar que contraiu o coronavírus. No entanto, há algumas diferenças entre elas.

O médico Fábio Zanatta, anestesiologista, explica que a grande diferença é que a dengue causa mais dores musculares, diferente da Covid-19 que tem sintomas restritos ao sistema respiratório. “A dengue é uma doença viral assim como o coronavírus, mas ela não tem predileção para infectar o pulmão, causando os sintomas respiratórios".

Dengue e Covid-19 têm alguns sintomas em comum (Foto: Shutterstock)

"Os sintomas mais comuns são as dores musculares no corpo, nos olhos, na cabeça, sintomas gastrointestinais como vômitos, náuseas, calafrios, manchas e pontinhos avermelhados na pele e febre alta acima de 39°C".

"Já a Covid-19 também é uma infecção viral porém compromete o sistema respiratório,  ou seja, tem mais foco pulmonar e das vias aéreas, que apresenta alguns sintomas como congestão nasal, corrimento nasal, mal-estar por falta de ar e problemas respiratórios com os quadros mais graves, levando a sintomas como desmaios, hipotensão e necessidade de tratamento agudo da insuficiência respiratória”, explica.

A transmissão da dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue. Ao picar a pessoa, ele transmite o vírus, que entra na corrente sanguínea e vai infectar as células provocando sua replicação.  Essa replicação viral vai levar então a processos inflamatórios que ativam o sistema imunológico a atacar as células infectadas.

Assim, esse ataque causa destruição de algumas células que provocam então a sintomatologia e gravidade da doença. O processo inflamatório leva a febre, proporcional a gravidade do ataque pelo corpo a essas células. Essa é a causa e ação do vírus da dengue no corpo que pode será mascarado pelo quadro clinico de uma gripe grave.

Como é que é feito o tratamento para a dengue?

A dengue por ser um vírus, não tem tratamento e nem vacina. São recomendados o uso de analgésicos para as dores no corpo e dores de cabeça,  antitérmicos para a febre. Além de beber bastante líquidos para evitar a desidratação com piora do quadro clínico, antieméticos para náuseas e vômitosnos casos mais graves.

Existe a  dengue hemorrágica, que é quando o paciente deve ser encaminhado para um hospital fazer o suporte clínico mais complexo, monitorização dos sintomas hemorrágicos e caso necessite de transfusões sanguíneas.

Caso uma pessoa esteja infectada com Covid-19 ela pode ter dengue?"Sim com certeza.  A pessoa que está infectada por um dos vírus pode ter uma infecção  por outro. Tanto um paciente com Covid-19 como no caso inverso. Podem ser infectados simultaneamente por ambos. Por esse motivo, o ideal é ter muito cuidado com a transmissão do coronavírus".

Manter o distanciamento social, fazer as medidas proteção, de higiene pessoal e local, e usar a máscara corretamente. No caso da dengue, é necessário ter cuidado com o acúmulo de água em pratos de plantas, pneus, objetos e terrenos baldios que não são limpos  ou cobertos e não possuem proteção das chuvas. Com esse cuidado, há a diminuição da quantidade de mosquitos e assim o risco dele se multiplicar diminui", finaliza o Dr. Fábio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES