Covid-19: Piauí teve alta em casos e mortes nos últimos 14 dias, diz Sesapi

O boletim Epidemiológico da Covid-19 destaca números referentes a média móvel, variação e tendência de casos e óbitos da doença durante esse período no Piauí.

k | k
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) divulgou nesta segunda-feira (14), dados do boletim Epidemiológico da Covid-19, com destaque para a 6ª semana epidemiológica, que compreende os dias 6 à 12 de fevereiro, com números referentes a média móvel, variação e tendência de casos e óbitos da doença durante esse período no Piauí.

De acordo com o levantamento, a média móvel no contexto da pandemia esteve em uma tendência de alta nos últimos 14 dias, tanto para os casos positivos (46%) quanto para óbitos (66%) respectivamente, destacando nesse cenário uma média de 1.032 novos casos em duas semanas. 

VEJA O LEVANTAMENTO NA ÍNTEGRA

Piauí registra alta nos casos e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias (Foto: Divulgação)

Da 3ª semana epidemiológica para a 5ª, o número de casos confirmados saltou de 1874 para 7963. Já entre  as semanas 5 e 6, houve um aumento do número de óbitos, podendo estar relacionadas ao período de maior exposição em decorrência das férias, segundo a Sesapi. 

E como consequência disso, as internações em UTI e estabilização no dia 12 de fevereiro, quando somadas, apresentaram um alto percentual de ocupação (aproximadamente 85%), merecendo atenção tanto no que se refere a gravidade que a doença pode causar quanto a necessidade de abertura de novos leitos de UTI e salas de estabilização caso essa ocupação continue aumentando.

Além disso, ao analisar a ocupação de leitos clínicos, de UTI e estabilização, observa-se que entre as semanas 3 a 5 houve um aumento na ocupação nos três níveis. No entanto, observa-se uma redução das ocupações, quando comparada a ocupação dos leitos entre a semana 5 e semana 6, com 40% de redução de ocupação nos leitos de estabilização, 18% nos leitos clínicos e 8% nos leitos de UTI.

Piauí registra alta nos casos e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias (Foto: Sesapi)

Número de casos por região

Em relação ao número de casos novos por região territorial de desenvolvimento, as maiores incidências de novos casos estão na região do Vale do Canindé, ocupando a primeira colocação e as regiões de Cocais e Planície Litorânea, ocupando o 2º e 3º lugar, respectivamente.

 Para a secretaria, os dados levantam questionamentos a respeito de como estão sendo executadas as medidas de ação, promoção, prevenção e cuidados com a Covid-19 nesses municípios, entre eles o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e testagem da população. 

Vacinação

Durante as semanas epidemiológicas de 3 a 6, foram aplicadas 482.840 mil doses de vacinas, onde nesse período, 287.951 mil pessoas concluíram o calendário vacinal com a dose de reforço, representando 10,26% da população elegível para receber a vacina.

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES