Covid-19: Piauí vai antecipar aplicação da dose de reforço para 4 meses

A decisão segue orientação do Ministério da Saúde que publicou Nota Técnica sobre o assunto, autorizando que o intervalo para a D3 fosse antecipado.

j | j
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anuncia que o Piauí vai antecipar de cinco para quatro meses a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde que publicou Nota Técnica sobre o assunto, autorizando que o intervalo para a D3 fosse antecipado.

Segundo a Nota Técnica do MS, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19. O Ministério da Saúde, opta por adotar a administração, a partir de 20 de dezembro de 2021, de uma dose de reforço da vacina Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado. 

Covid-19: Piauí vai antecipar aplicação da dose de reforço para 4 meses (Foto: FMS)

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses. 

Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber uma dose de reforço, preferencialmente com o imunizante Comirnaty/Pfizer, a partir de cinco meses do esquema primário. Vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) não são recomendadas para o uso em gestantes. 

Para o secretário, a antecipação da dose de reforço é fundamental para a retomada da normalidade. “É importante para todos nós essa dose de reforço, porque vai garantir mais imunidade à nossa população”, afirma o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES