mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Covid-19 pode desenvolver problemas penianos e disfunção erétil

Um artigo da revista Galileu mostra que partículas do novo coronavírus podem continuar no tecido peniano mesmo depois da recuperação do doente

Um artigo publicado na revista Galileu mostra que partículas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem continuar no tecido peniano mesmo depois da recuperação do doente, contribuindo para o possível desenvolvimento de uma disfunção erétil. O estudo foi realizado por investigadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, divulgado no World Journal of Men's Health.

Segundo o principal autor da pesquisa, o professor Ranjith Ramasamy, "a Covid-19 pode causar disfunção endotelial em outros órgãos além dos pulmões e dos rins".

Homens podem desenvolver problemas de disfunção erétil após contrair coronavírus (Foto: Shutterstock)Homens podem desenvolver problemas de disfunção erétil após contrair coronavírus (Foto: Shutterstock)

A condição faz com que as células que revestem o interior de vasos sanguíneos se tornem incapazes de realizar as suas funções regularmente, afetando consequentemente os tecidos alimentados por estes.

"No nosso estudo piloto, descobrimos que homens que anteriormente não se queixavam de disfunção erétil desenvolveram problemas de ereção severos depois de contraírem Covid-19", explicou Ramasamy.

Para efeitos daquela pesquisa, os médicos examinaram o tecido peniano de dois homens que haviam sofrido de Covid-19 e de dois que não haviam sido infectados pelo novo coronavírus. Sendo que os quatro foram submetidos à mesma cirurgia de implante de prótese destinada ao tratamento de casos severos de disfunção erétil.

Segundo os investigadores, explica a Galileu, os tecidos dos dois pacientes que padeceram de Covid-19 possuíam traços da proteína spike do SARS-CoV-2 e evidências de disfunção endotelial, contrariamente aos outros dois homens.

"Tal sugere que as pessoas infectadas pelo coronavírus precisam de estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso e devem ir ao médico se desenvolverem sintomas relativos a problemas de ereção", concluiu Ramasamy.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail