Covid-19: preciso de atestado médico para me afastar do trabalho?

Trabalhadores com diagnóstico de Covid-19 podem ficar dez dias afastados sem apresentar atestado médico

Trabalhadores com diagnóstico de Covid-19 podem ficar dez dias afastados sem apresentar atestado médico | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento do número de casos da Covid-19, provocado pela nova variante Ômicron, mais contagiosa, tem elevado a quantidade de trabalhadores afastados dos postos de trabalho e gerado muitas dúvidas para as empresas e, também, para os empregados.

Quantos dias é possível ficar afastado do trabalho? É preciso apresentar atestado médico? Como proceder em caso de contato com pessoas contaminadas? A portaria interministerial, publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, não deixa dúvidas: o trabalhador com diagnóstico de Covid-19 pode ficar até dez dias afastado sem apresentar atestado médico. “O atestado médico somente passa a ser exigido a partir do 11º dia de afastamento”, explica o advogado trabalhista Cláudio Feitosa.

Trabalhadores com diagnóstico de  Covid-19 podem ficar dez dias afastados sem apresentar atestado médico O advogado destaca que existem os casos confirmados e suspeitos e ambos devem ser afastados independentemente de atestado médico. Isso porque a portaria praticamente iguala o enquadramento de casos confirmados, casos suspeitos e os chamados contatantes, que são aqueles que tiveram contato com alguém contaminado. Todos podem ficar de fora das atividades presenciais por um período de sete a dez dias.

Advogado Trabalhista, Cláudio Feitosa, fala sobre os casos de afastamento por Covid-19Ao igualar as três situações, a portaria do governo garante a todos o mesmo tratamento, que é o direito de afastamento sem atestado.

Para os casos contatantes, esse contato pode ter sido em casa, quando alguém da família pega o vírus ou no trabalho, quando as duas pessoas, com covid-19 e com suspeita, ficaram no mesmo ambiente por mais de 15 minutos, sem máscara, a menos de um metro de distância ou tiveram contato físico. Dividir o mesmo transporte também pode ser considerado uma forma de contato.

Em casos do diagnóstico confirmado por teste, mas sem apresentação de sintomas, Cláudio Feitosa alerta para a obrigatoriedade de manter o trabalhador afastado. Além disso, as empresas não podem exigir o trabalho na modalidade home office.  “O afastamento médico pelo diagnóstico confirmado da doença não permite a exigência da prática do home office, ainda que assintomático. Ou seja, com sintomas ou não, o empregado está com a doença e precisa ser tratado com isolamento e repouso”, destaca o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES