Covid-19: Rússia anuncia primeiro lote da vacina para setembro

A vacinação em massa, prevista para começar em outubro, dará prioridade a profissionais de saúde e professores

Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, anunciou nesta segunda-feira (31) que a entrega do primeiro lote de vacinas da Covid-19 aprovada pelo país este mês está prevista para setembro. Murashko afirmou que a vacinação em massa, prevista para começar em outubro, dará prioridade a profissionais de saúde e professores, mas será voluntária.

Segundo o jornal "The Moscow Times", Murashko afirmou que cerca de 2,5 mil de 40 mil voluntários já foram recrutados para os ensaios de fase 3 da vacina. A capacidade máxima de produção das imunizações deve ser alcançada até novembro, informou o ministro.

O ministro disse que a produção das vacinas caminha paralelamente ao monitoramento, pós-registro, da eficácia da imunização.

No dia 11, a Rússia se tornou o primeiro país no mundo a aprovar uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas a aprovação foi criticada pela comunidade internacional, pois não foram publicados estudos científicos que mostrassem a eficácia da vacina, batizada de "Sputnik V".

O país rejeitou as preocupações, e anunciou, no dia 12 de agosto, que a vacinação de médicos começaria dali a duas semanas.

A Rússia diz que mais de 20 países solicitaram mais de 1 bilhão de doses da Sputnik V, apesar das preocupações com a segurança. A imunização deve entrar em circulação civil em 1º de janeiro de 2021, de acordo com um certificado de registro no site do Ministério da Saúde russo, apurou o "The Moscow Times".

Rússia anuncia primeiro lote da vacina para setembro Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES