Parceria entre Estado e FMS garante mais 20 leitos de UTI Covid no PI

A Sesapi vai repassar recursos da ordem de R$ 1.680.000,00 para a FMS e a Fundação se compromete a ser a contratante dos leitos no HU.

Covid-19: Sesapi disponibilizará mais 20 leitos de UTI no HU-UFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) firmou parceria com a Fundação Municipal de Saúde(FMS) e Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí para disponibilizar mais 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid, no HU. A Sesapi vai repassar recursos da ordem de R$ 1.680.000,00 para a FMS e a Fundação se compromete a ser a contratante dos leitos no HU.

Para o Secretário Florentino Neto, a criação de novos leitos faz parte do processo de enfrentamento ao novo coronavírus, assim como a vacinação e a contenção de aglomerações. “Em relação aos leitos, estamos tentando todas as alternativas para aumentar o número e atender à população piauiense. Em primeiro lugar, faremos todas as tentativas com a criação de leitos no serviço público. Se esgotarmos as possibilidades, vamos fazer acordo com o setor privado”, afirma.

O Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio, afirma que a instituição está à disposição para ser parceiro .”Queremos colaborar e ajudar no que for possível. Na pandemia, a união é fundamental para que possamos sair mais fortalecidos”, diz Paulo. Os pacientes que saírem da UTI do HU e precisarem de leitos clínicos serão deslocados para hospital da rede municipal. No Hospital Universitário, só tem leitos de UTI.

Mas o Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que vai disponibilizar 20 leitos clínicos no Hospital Municipal do Dirceu Arcoverde, uma vez que o HU não tem leitos deste tipo. “Os pacientes que saem da UTI no HU podem ser direcionados para os leitos clínicos municipais e só em seguida ter alta”, esclarece Gilberto.

Além dos 20 leitos de UTI que serão abertos no Hospital Universitário, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) criou mais 30 leitos de Terapia Intensiva esta semana no Hospital Getúlio Vargas, Hospital Natan Portela e Hospital da Polícia Militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES