Covid-19: treze Estados em colapso já têm filas por leitos de UTI

Com o agravamento atual da pandemia, ao menos 13 Estados brasileiros e o Distrito Federal enfrentam escassez de leitos UTI e filas crescentes por essas vagas em hospitais.

leitos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins estão em colapso e com filas de pacientes em busca de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São Paulo tem filas por UTIs em alguns municípios, mas o governo João Doria diz não saber precisar o tamanho da fila estadual porque o sistema é descentralizado. Piauí e Maranhão não responderam aos pedidos de informação.

No Rio Grande do Sul, a fila praticamente triplicou em maio, de 23 em 04/05 para 58 em 31/05. No Rio Grande do Norte, a lista tinha 93 pessoas, a maioria formada por não idosos. No Rio de Janeiro, o número passou de 49 pacientes em 13/05 para 93 em 31/05.

Leitos ocupados (Foto: Getty Images)

A maior espera por UTI está no Paraná, onde a taxa de ocupação das UTIs é de 96% e a fila por uma vaga quadruplicou em maio. O tamanho da espera nos Estados costuma oscilar de um dia para o outro porque muitas pessoas internadas morrem (em 9 dias, em média) ou recebem alta (em 6 dias, em média), segundo dados do RN.

No início de maio, a fila no sistema de saúde paranaense tinha em torno de 140 pessoas. Agora, são 698, dez a menos que o recorde registrado em março de 2021. Ou seja, o Paraná está próximo de chegar ao pior momento da pandemia até agora.

Em Curitiba, o número de pessoas que morreram à espera de um leito UTI neste ano já é maior do que os dois anos anteriores inteiros. Foram 684 até o fim de março de 2021, 640 em 2020 e 347 em 2019, segundo dados obtidos pela BBC News Brasil via Lei de Acesso à Informação. Só em março, no auge anterior da pandemia no Paraná, 536 pessoas morreram enquanto aguardavam leito UTI na capital paranaense.

Chegar à UTI, entretanto, não é sinônimo de sobrevivência. Cerca de 80% dos pacientes intubados de fevereiro a dezembro de 2020 acabaram morrendo, segundo dados publicados pela BBC News Brasil em março.

A título de comparação, a média mundial é de cerca de 50% de mortalidade. Segundo especialistas, entre as principais causas estão a falta de um protocolo nacional que unifique as técnicas utilizadas e, também por causa do colapso do sistema de saúde, a contratação de profissionais sem treinamento e experiência adequados.

O governador paranaense, Ratinho Junior (PSD), tem recorrido à vacinação (lenta em todo o país), a medidas parciais de distanciamento físico, como academias e bares abertos com até 50% de ocupação, e à abertura de novos leitos UTIs, mas a demanda tem sido maior do que a oferta. Em 31/05, foram abertas 19 vagas para pacientes com covid-19. Naquele mesmo dia, a fila aumentou em 82 pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES