Covid-19:variante do Chile ou Peru se espalha pela América Latina

De origem peruana ou chilena, a C.37 corresponde a quase 40% das amostras que foram colhidas em Lima, na capital do Peru

Covid | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova variante da Covid-19 está se alastrando pela América. De origem peruana ou chilena, a C.37 corresponde a quase 40% das amostras que foram colhidas em Lima, na capital do Peru, segundo o médico microbiologista peruano, Pablo Tsukayama.

O médico afirma que as informações que eles têm ainda são muito preliminares e não é possível afirmar se a nova variante é mais transmissível ou possui maior virulência ou taxa de mortalidade.

Nova variante do coronavírus tem origem chilena ou peruana (Foto: Unplash)

“O que estamos vendo é que em dezembro, mais ou menos, começa a aparecer uma nova variante que não tínhamos visto em lugar nenhum, que não é a britânica, nem a brasileira, nem a sul-africana, mas deriva de algo que já é circulando por aqui”, disse.

A C.37, segundo Tsukayama, descende de uma linhagem chamada B.1.1.1 que circula pelo mundo desde o início da pandemia e foi identificada no Peru em 2020.

“A única coisa que sabemos é que começa a aparecer no mesmo momento em que começa a surgir a segunda onda no Peru. Isso é uma correlação”, acrescentou.

Segundo o microbiologista, já há evidências de que essa variante está circulando no Chile, Argentina, Colômbia, Equador e outros países da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES