Covid-19: Veja os países onde a nova variante Ômicron já foi detectada

Nova variante, descoberta na África do Sul, já foi detectada em ao menos 10 países e territórios até o momento (veja a lista abaixo). Diversas nações já anunciaram restrições a voos da África.

ii | ii
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul, a ômicron (B.1.1.529), já foi detectada em ao menos 10 países e territórios até o momento e várias nações já restringiram voos devido à nova cepa.

A variante preocupa, pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

  • África do Sul77 casos na Província de Gauteng;
  • Alemanha: 2 casos na região da Baviera; também há 1 caso com "alta probabilidade" em Hesse;
  • Austrália: 2 casos confirmados em Sidney;
  • Bélgica: 1 caso, de um viajante que voltou do Egito* em 11 de novembro;
  • Botsuana4 casos, todos de estrangeiros que foram ao país missão diplomática e já deixaram o país;
  • Hong Kong 1 caso, de uma pessoa que viajou à África do Sul;
  • Israel1 caso confirmado, de uma pessoa que viajou ao Malaui*, e mais 7 casos suspeitos;
  • Itália: 1 caso confirmado, de um homem que chegou de Moçambique;
  • Reino Unido: 2 casos confirmados, um deles em Chelmsford e o outro em Nottingham;
  • República Tcheca: 1 caso confirmado em Liberec.

Apesar de o caso confirmado em Israel ser de uma pessoa que viajou ao Malaui e o infectado na Bélgica ser de um viajante que voltou do Egito, nenhum dos dois países africanos confirmaram oficialmente nenhum caso da nova variante até o momento.

Covid-19: Veja os países onde a nova variante Ômicron já foi detectada (Foto: Pixabay))

Antes de ganhar o nome de ômicron, a variante ficou conhecida pela abreviação B.1.1.529. O virologista Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, que anunciou a descoberta da nova variante na quinta-feira (25), afirma que a ômicron carrega uma "constelação incomum de mutações" e é "muito diferente" de outros tipos que já circularam.

-  Ômicron: O que o Brasil deve fazer para impedir a chegada da nova variante?

"Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos", afirma Oliveira, que é brasileiro. Mas ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante — e seu efeito sobre as vacinas já desenvolvidas.

A variante ômicron (B.1.1.529)

Até o momento foram registrados 77 casos na África do Sul, 4 na vizinha Botsuana, 1 em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul), 1 em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui), 1 na Bélgica (uma pessoa que viajou ao Egito), 2 no Reino Unido, 1 na República Tcheca e 2 na Austrália.

O instituto de pesquisa de Túlio de Oliveira é vinculado à Universidade de Kwazulu-Natal e foi responsável pelo descobrimento da variante beta, uma das quatro cepas consideradas de preocupação global (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o virologista brasileiro, a B.1.1.529 é potencialmente muito contagiosa e tem um número "extremamente alto" de mutações. "Podemos ver que [a variante] tem potencial para se espalhar muito rapidamente".

Os cientistas ainda não têm certeza da eficácia das vacinas contra a Covid-19 existentes contra a nova variante. Segundo a Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido, a ômicron tem uma proteína "spike" que é dramaticamente diferente daquela do coronavírus original, na qual os imunizantes são baseados.

"O que nos preocupa é que esta variante pode não só ter uma capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico", disse o professor Richard Lessells, da Universidade de KwaZulu-Natal.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES