Covid: 92% das mortes no DF são de pessoas não vacinadas, diz Secretaria

Os dados consideram o total de mortes ocorridas desde o início da pandemia até o dia 16 de novembro.

Covid: 92% das mortes no DF são de pessoas não vacinadas, diz Secretaria | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (19), mostra que 92,2% dos 10.969 óbitos de Covid-19 registrados no Distrito Federal são de pessoas que não haviam completado o esquema vacinal contra a doença.

Os dados consideram o total de mortes ocorridas desde o início da pandemia até o dia 16 de novembro. A campanha de imunização na capital federal começou no dia 19 de janeiro deste ano, 10 meses após o surgimento dos primeiros casos.

Segundo a pesquisa, do total de mortos no DF (10,9 mil), 858 são pessoas com 14 dias ou mais de intervalo entre a segunda dose (ou dose única) e a data do óbito.

"A vacinação mostrou-se eficiente para os casos graves em todos os sentidos, seja qual for o laboratório fabricante da vacina", afirma o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

"E é imprescindível que a população venha se vacinar, assim como a atualização dos cartões de vacina e o acompanhamento das datas para a proteção da sociedade."

Até este sábado (20), data que não entra no levantamento da secretaria, a capital registrava 10.994 vítimas da Covid-19 e 517.109 infectados. A imunização contempla pessoas com 12 anos ou mais.

Vacina x óbitos x internações graves

A pasta também cita a relação entre a alta no índice de vacinação, nos meses de julho a setembro, e a redução da ocupação dos leitos de UTI e de óbitos a partir de outubro.

Em 6 de abril, por exemplo, a média diária de óbitos chegou a 89 e havia 400 leitos de UTI ocupados, enquanto 10,41% da população havia recebido a primeira dose e 2,96%, a segunda ou a dose de reforço.

Em 10 de novembro, a média de óbitos ficou em 5, enquanto 35 leitos de UTI estavam ocupados. Nesta data, o DF chegou a 74,17% da população com a primeira dose e 58,69% com a imunização completa.

"É lógico que temos variáveis que também precisam ser consideradas, como a sazonalidade e as variantes, mas, sem sombra de dúvidas, nós temos a imunização da população como principal fator", afirmou Fernando Erick Damasceno.

Busca ativa

Apesar da importância da vacinação para reduzir o total de casos graves da Covid-19, até esta sexta-feira (19), 248 mil moradores de Brasília ainda não haviam recebido a primeira dose do imunizante.

Para alcançar essas pessoas, a Secretaria de Saúde decidiu fazer uma busca ativa e montar 14 pontos estratégicos de imunização, neste sábado (20), "Dia D" da campanha.

A vacina para os adolescentes, a segunda dose para o público em geral e a dose de reforço são oferecidas em 16 endereços. São 13 unidades básicas de saúde (UBS), uma policlínica, um ponto na Feira dos Importados e outro na Igreja do Sol Nascente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES