Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Covid: Dois pacientes de Manaus seguem na UTI do HU em Teresina

Dois dos 9 pacientes com Covid transferidos de Manaus para Teresina permanecem internados na UTI do Hospital Universitário da UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), emitiu comunicado neste sábado (16), informando que dois dos nove pacientes com Covid transferidos de Manaus para Teresina na sexta (15), continuam internados na Unidade de Terapia Iintensiva (UTI) do HU. Os outros sete pacientes permanecem em leitos clínicos.

Os nove pacientes transferidos de Manaus, capital que já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia, além de falta de oxigênio, chegaram por volta das 11h30 em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto  Senador Petrônio Portella, em Teresina. Além de receber os pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus.

Teresina recebeu 9 pacientes com Covid de Manaus na sexta-feira (15/01) - Foto: JOÃO ALLBERTTeresina recebeu 9 pacientes com Covid de Manaus na sexta-feira (15/01) - Foto: JOÃO ALLBERT

A maioria dos pacientes é homem, com menos de 60 anos e sem comorbidades. Os primeiros pacientes chegaram às 12h10 ao Hospital Universitário da UFPI e dois pacientes foram direto para UTI do hospital.

Sobre o estado de saúde dos pacientes, o superintendente do HU, Paulo Márcio, disse que dois pacientes estão mais graves e foram encaminhados prontamente para a UTI. “Eles estão bem, graças a Deus e respirando normalmente através de um suporte de oxigênio, mas conscientes, lúcidos, medicados e já foram avaliados por nossa equipe. Os outros sete pacientes estão com algum grau de gravidade, mas eles não precisam de UTI; ficaram em uma unidade semi intensiva", disse.

No aeroporto, 11 ambulâncias, sendo duas ambulâncias de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico e 28 profissionais estavam esperando pacientes.  Iniciamente, a previsão era de que Teresina recebesse 30 pessoas com Covid.  Porém, segundo Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a dificuldade de Manaus para conseguir oxigênio para o traslado de pacientes impediu, no momento, a transferência de todos. 

Transferências ocorreram após colapso no sistema de saúde e falta de oxigênio em Manaus - Foto: JOÃO ALLBERT Transferências ocorreram após colapso no sistema de saúde e falta de oxigênio em Manaus - Foto: JOÃO ALLBERT 

As transferências ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações por Covid-19 e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado. Hospitais do estado ficaram sem oxigênio para pacientes. Foram registradas na quinta-feira (14) cenas de médicos transportando cilindros nos próprios carros para levar ao hospital e familiares tentando comprar o insumo. Cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas.

HU divulga vídeo emocionante da chegada dos pacientes

O Hospital Universitário (HU) divulgou em suas redes sociais um vídeo emocionante em que mostra todo o processo da chegada dos amazonenses em Teresina. Alguns registros mostram parte da equipe médica que os recebeu na unidade e ainda um dos pacientes agradecendo pelo apoio dos profissionais, durante uma conversa com um de seus familiares via chamada de vídeo. “Tá bem, tá tudo bem por aqui. Equipe maravilhosa. Vocês precisam vir conhecer aqui, tá?”, disse. 

Assista:


Ainda na mesma publicação, alguns manauenses fizeram questão de deixar suas mensagens de agradecimento aos piauienses, por receber seus pacientes. “Por favor recebam meu irmão e cuidem dele como se fosse eu, vou ser imensamente grata por toda minha vida, Deus abençoe grandemente a todos”, escreveu uma. ““Imensamente grata por acolherem meus conterrâneos!Deus abençoe ricamente  vocês!!Espero poder conhecer em breve esse Estado maravilhoso!!”, disse outra internauta.

2.935 já morreram em decorrência da Covid-19 no Piauí

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) em boletim divulgado na noite de sexta,  672 casos confirmados e 10 óbitos pela Covid-19 no Piauí. Dos 672 casos confirmados da doença, 386 são mulheres e 286 homens, com idades que variam de um a 94 anos.

Os casos confirmados no estado somam 151.046  distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.945 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.729 homens e 1.216 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 448 ocupados, sendo 271 leitos clínicos, 164 UTIs e 13 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 8.194 até o dia 15 de janeiro de 2021.

LEIA MAIS: 

Pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcam em Teresina; vídeos

Piauí registra 10 mortes e 672 novos casos de Covid-19 em 24h

Pacientes de Manaus com Covid-19 serão transferidos para Teresina

Ministério muda decisão e Teresina vai receber 9 pacientes de Manaus

Covid: Aeronave com nove pacientes sai de Manaus para Teresina


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<