Covid: É possível contrair 2 variantes ao mesmo tempo, alertam médicos

Brasil reporta casos de infeção dupla

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo britânico alerta que o ato de tossir apresenta um risco 10 vezes superior de transmitir o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, comparativamente a falar ou respirar. Cientistas afirmam que o novo estudo pode ajudar a explicar o motivo por que tantos profissionais de saúde teriam contraído a doença e que o risco de infecção pode afinal ser superior ao que se pensava, reporta o jornal The Guardian.

Os trabalhadores hospitalares estão quatro vezes mais propensos a contrairCovid-19, comparativamente ao resto da população em geral. No Reino Unido, os especialistas têm apelado para a distribuição de melhores equipamentos de proteção individual (EPI) e para uma melhor ventilação hospitalar, como resultado do estudo conjunto da Universidade de Bristol e do North Bristol NHS Trust.

O acesso a EPI de nível superior - como máscaras respiratórias FFP3 - baseia-se no pressuposto de que as enfermarias de unidades de cuidados intensivos são mais perigosas.

Isto porque os tratamentos que requerem a pressão positiva contínua da via aérea (CPAP) a fim suportar a respiração dos pacientes geram grandes quantidades de partículas.

A nova pesquisa, que ainda não foi revista pelos seus pares, demonstra que o risco é superior ao que previamente se acreditava.

Segundo o médico James Dodd, consultor sénior em medicina respiratória no North Bristol Lung Centre e na Universidade Bristol, que liderou o estudo: "oCPAP não gera aerossóis - na verdade, os aerossóis são reduzidos em comparação com a respiração e a fala normais".

"Contudo, a tosse realmente é um potente gerador de aerossóis". Acrescentando: "[o risco] parece ser muito maior do que supusemosinicialmente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES