Covid: Infecções recentes caem 15% em Teresina mesmo com a reabertura

Pesquisa sorológica divulgada pela Prefeitura mostra que a taxa de transmissibilidade continua abaixo de 1

Covid: Infecções recentes caem 15% em Teresina mesmo com a reabertura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em videoconferência no final da manhã desta sexta-feira, 07 de agosto, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os dados da 16ª pesquisa sorológica, realizada entre os dias 31 de julho e 02 de agosto em Teresina. Ao todo, foram 900 testes e questionários aplicados no período em todas as zonas da capital. 

O levantamento apontou uma nova queda nos infectados recentes, ou  seja, com potencial de transmissão do novo coronavírus, chegando a um patamar similar ao do mês de maio. No comparativo a semana anterior, a retração é de 15%. "Vai caindo aos poucos e agora está em 10.551. Isso fez com que o R0 se mantenha abaixo de 1, embora tivesse uma pequena alteração", disse o líder municipal. 

CONFIRA O RESULTADO COMPLETO DA PESQUISA AQUI

O R0 representa a taxa de transmissibilidade, que está em 0,85, ou seja, dentro do patamar recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Em âmbito geral, a pesquisa destaca que 21,11% da população  teresinense já foi infectada pelo Sars-Cov-2, o que representa 182.569 pessoas. 

LEIA MAIS:  Confira quais serviços que vão abrir nesta sexta-feira em Teresina

Firmino apresenta nova pesquisa sorológica (Reprodução)

A pesquisa ainda evidencia que a subnotificação vem caindo, chegando ao menor patamar desde o início da mensuração pela Prefeitura. 

"Nós temos agora a psquisa na décima sexta edição, a aplicação foi feito no último final de semana. O resultado é de 21,11% das pessoas positivadas, para cada dado oficial existe 11 dados não oficiais, ao longo do tempo esse fator que foi de 12x tem diminuído, mas continua sendo significativa, mas fica mais próxima do que a doença provoca; a cada dez casos só uma apresenta algum sintoma. Esse indicador de 12 vezes dá um indicativo de que as pessoas com nenhum sintoma não procuraram fazer o teste.  Tivemos um crescimento acelerado e nas últimas quatro edição tivemos entre 190/200 mil pessoas positivadas", frisou.

LEIA MAIS:  Confira setores que reabrem segunda na Fase 3 da retomada em Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES