Covid: Maranhão bate 3º recorde de mortes seguido em uma semana

Nesta sexta-feira (9) foram registrados 49 óbitos pela doença em 25 municípios do estado

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pel 3ª vez consecutiva, o Maranhão bateu recorde de mortes pela Covid-19 com 49 óbitos registrados em 24h nesta sexta-feira (9), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). É a terceira vez que o Maranhão bate recordes de óbitos pela doença em menos de 1 semana.

O estado acumula agora 247.747 casos registrados e 6465 óbitos pela doença em toda a pandemia. Dos novos casos registrados nesta sexta (9), 91 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 36 em Imperatriz e 513 nos demais municípios do estado.

Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 16.854. Desses, 15.403 foram orientados a estar em isolamento domiciliar, 873 estão internados em enfermarias e 578 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 224.428 pacientes já se recuperaram da Covid-19.

Detalhes das mortes

As 49 novas mortes provocadas pela Covid-19 foram registradas nas cidades de Água Doce do Maranhão (1), Arari (1), Bacabal (1), Bela Vista do Maranhão (1), Brejo de Areia (1), Cururupu (1), Dom Pedro (1), Grajaú (1), Igarapé do Meio (1), Itapecuru Mirim (1), Paço do Lumiar (1), Pedreiras (1), Poção de Pedras (1), Porto Franco (1), Açailândia (2), Arame (2), Codó (2), Lagoa do Mato (2), Vitorino Freire (2), Imperatriz (3), Santa Luzia (3), Caxias (4), Timon (4), Santa Inês (5) e São Luís (6).

11 óbitos ocorreram nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19, segundo a SES.

Quanto aos profissionais da saúde, 4.443 já foram infectados pela Covid-19, 4.278 se recuperaram da doença e 77 morreram.

Ao todo, a Secretaria de Saúde diz que já foram realizados 601.601 testes (rede privada + pública) para a Covid-19, sendo que 455.069 casos foram descartados. O número de casos suspeitos é de 2506.

Nova cepa no Maranhão

O Maranhão confirmou, no dia 26 de fevereiro, o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19, originalmente identificada no Amazonas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Curados da Covid-19

Após passar dois meses internado com a Covid-19, o idoso Graciliano Pereira dos Santos recebeu uma grande festa por se recuperar da doença e receber alta no Hospital Dr. Genésio Rêgo, em São Luís.

A comemoração contou com a participação de familiares e da equipe médica do hospital. Aos 68 anos, Graciliano é aposentado e ficou conhecido pelo seu carisma com todos os profissionais de saúde.

Aos 101 anos, a idosa Regina Coelho Guiné foi mais uma maranhense que venceu a Covid-19 em São Luís. Os sinais iniciais de infecção pela doença como febre e indisposição, foram percebidos por um dos filhos da idosa.

Dona Regina passou por um exame de testagem onde foi comprovado o diagnóstico. Após o tratamento, a resposta imunológica foi surpreendente e chamou a atenção dos médicos e familiares da idosa, já que ela estava em recuperação de uma cirurgia no fêmur.

Luzia Angelita Costa Almeida, de 73 anos, recebeu alta da Covid-19 e reencontrou a família após 90 dias internada no Hospital Universitário da UFMA, em São Luís.

A paciente foi a segunda pessoa com Covid-19 a dar entrada no hospital e também era a que estava a mais tempo internada. Segundo o HUUFMA, o tratamento da idosa exigiu diversos esforços da equipe de saúde, além da força e superação da paciente para vencer as dificuldades.

Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde.

A maranhense foi a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que foi desativada.

Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Quando ela deu entrada no hospital, seus pulmões estavam com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES