Covid no Piauí: Mais de 90% são vacinados com 1ª dose

O cartão de vacina Covid-19 está sendo uma exigência para a entrada em alguns estabelecimentos

Dília Falcão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Gabriel Bonfim e Isabel Cardoso

O Piauí é um dos 9 estados brasileiros que ultrapassaram a marca de 90% da população vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Essas porcentagens são exatamente na faixa de 0 até acima de 90 anos de idade.

Essa porcentagem seria em cima da população geral”, explica Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios. Os números divulgados pelo painel epidemiológico do Piauí revelam que estamos chegando próximos da imunização.

Segundo o governador Wellington Dias, a exigência do passaporte de vacina serve como um estímulo para realizar a imunização e proteger a população. “Adotei medidas orientadas pelo comitê científico do Nordeste do Piauí para a apresentação da comprovação da vacinação , ou seja, o passaporte da vacina é um instrumento para fazer a imunização no Estado e proteger a nossa população”, apontou o governador.

Wellington Dias adotou medidas orientadas pelo Comitê Científico do Nordeste - Foto: Reprodução

A população acima de 60 anos teve 100% do público vacinável elegível pelo Ministério da Saúde com a conclusão do ciclo vacinal, isso segundo os números contabilizados pelo sistema do Programa Nacional de Imunizações.

“Nós já estamos também com mais de 82% de segunda dose garantida para esta população (12 anos até acima de 90 anos)'', concluiu Herlon Guimarães.

Herlon Guimarães, do Programa de Atenção Básica à Saúde - Foto: Reprodução

Comprovante é documento para entrar em estabelecimentos públicos

Assim como um documento de identificação, o comprovante da vacina contra a Covid-19 fornece informações para pesquisas dos municípios. O mesmo deve ser guardado pela população.

“O cartão de vacina Covid-19 está sendo uma exigência para a entrada em alguns estabelecimentos, como eventos e shows, viagens nacionais e internacionais”, descreveeu a enfermeira Simone Cunha.

Enfermeira Simone Cunha

No dia 2 de dezembro, o governador publicou um decreto (n° 20.290) que passa a exigir passaporte para entrada em espaços como academias, clubes e eventos em geral. Assim, na 70° EXPOAPI, realizado como um evento de teste realizado pelo Governo do Estado, é um exemplo de evento onde foi exigido o cartão de vacina, além das proteções necessárias e padrões.

“Quando a gente entrava, eles pediam o comprovante de vacinação em identidade. O evento esse ano estava super organizado”, comentou a administradora Kaiane Alves, que foi com a família prestigiar o evento agropecuário.

Ações para identificar e acompanhar pessoas contaminadas

O Governo do Estado criou o Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, tendo a cooperação dos municípios. As equipes promovem o rastreamento de pessoas contaminadas pelo vírus. No Piauí, 80 municípios já aderiram ao programa.

“Foi resolvido instalar uma equipe para fortalecer o monitoramento de casos de regiões que estavam com o índice maior, fazer o rastreio, procurando realmente os casos positivos e identificar, para poder isolar e tratar precocemente”, pontuou Dília Falcão, coordenadora do programa de Busca Ativa.

Dília Falcão coordena o Programa Busca Ativa - Foto: Reprodução

O programa foi criado por meio do decreto N° 18.972, de 8 de maio de 2020, pelo motivo da grave crise de saúde pública em decorrência da pandemia. Foi necessário impor medidas de combate à disseminação do surto. O Piauí é o primeiro estado do Brasil a implementar uma nova modalidade de monitoramento da Covid-19, já recomendada pelo comitê científico do Nordeste.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 200 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina. E com a diminuição dos casos e óbitos, o Busca Ativa agora possui a missão de identificar os piauienses com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas. A SESAPI orienta que o foco dos municípios deve ser buscar os maiores de 18 anos com as doses atrasadas.

“O momento agora é de garantir a primeira dose para quem não tomou ainda, se negou a tomar, segunda dose para toda a população que já tomou a primeira dose e iniciar a campanha de reforço”, relatou Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí.

Festividades do final de ano

Diversos governadores e prefeitos decidiram cancelar o calendário de festas do final de ano após a preocupação com a variante ômicron. Os eventos devem obedecer às novas determinações do decreto publicado no dia 28 de novembro.

O governador Wellington Dias informou que manterá as festas, porém com regras de limitação. “Nós colocamos a manutenção de regras no período de trinta dias de bastante cuidados. Estamos trabalhando agora em buscar avançar na vacina”, explicou o governador.

Teresina não tem tradição de realizar grandes eventos para virada de ano como outras capitais nordestinas. A Fundação Cultural Monsenhor Chaves estava programando uma festa, que já foi cancelada devido ao risco de contágio pelo coronavírus. Para o Natal, a Fundação realizou uma programação de concertos natalinos que acontecerão na saída da igreja São Benedito, em frente ao Theatro 4 de setembro.

“A programação de Natal começou com o acender das luzes no Parque da Cidadania e que teve a apresentação do Balé e da Banda 16 de agosto. A mesma estrutura levada ao Parque da Cidadania foi levada para os bairros e para zona rural”, comentou Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Ênio Portela, preside a Fundação Cultural Monsenhor Chaves - Foto: Reprodução

Os programas de vacinação em massa estão sendo implementados para manter a pandemia da Covid-19 controlada. As vacinas seguem como o fundamental instrumento de combate ao vírus, pois preparam seu corpo para combater uma possível infecção.

“Os indivíduos vacinados já estão treinados e têm menor chance de contrair uma doença, diminuem a chance de virem aos hospitais e diminuem as chances de óbito”, explicou o microbiologista Bruno Alcoforado, destacando a importância da vacinação da população. Ressaltando que o organismo vacinado reconhece o invasor como o vírus da Covid-19.

A imunidade rebanho, também conhecida como imunidade populacional, consiste na proteção indireta contra a doença, seja ela por vacinação ou contato passado com o vírus. Esse contato prévio com a bactéria não significa que quem não se vacinou esteja imune, mas sim tenham menos riscos de contrair a doença.

“Precisamos de uma maioria vacinada, isso forma uma proteção naquela sociedade para que menos pessoas venham aos hospitais. Isso que a gente chama de imunidade de rebanho que pode vir através da vacinação ou através das pessoas se infectando, concluiu o microbiologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES