Covid: Paciente relata caixão em corredor e morte de colegas de quarto

Gislaine Maragno Pereira explicou que foi diagnosticada com Covid entre os dias 18 e 20 de fevereiro deste ano

Paciente internada com covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vigilante Gislaine Maragno Pereira, de 46 anos, registrou o período em que esteve internada com covid-19. Em estado grave, ela citou desde o adeus aos colegas de quarto às conquistas diárias na lenta recuperação. Os 30 dias entre leitos de três unidades de saúde em Sorocaba (SP) foram considerados intermináveis para a paciente. 

Gislaine conta que testou positivo para a Covid entre os dias 18 e 20 de fevereiro deste ano. Com a piora no quadro, decidiu guardar tudo o que viu e passou.

“Achava que ia morrer e queria mostrar a realidade para salvar vidas, alertar e não acontecer com outras pessoas. Ficava olhando o monitor e procurava me acalmar. Sensação era de que estava numa piscina funda e não conseguia subir para superfície. Imaginava a piscina e acalmava, pensando em flutuar. O segredo é a calma e equilibrar a ansiedade”, disse.

Sintomas e tratamento

Gislaine diz que realizou tratamento contra câncer no útero em 2003 e em 2019, com sessões de quimioterapia. Contudo, atualmente, não possui comorbidades.

Os primeiros sintomas foram a dor de cabeça, febre, tosse e dor de garganta.Ela relata que  o primeiro atendimento foi na Unidade Pré-Hospitalar na Zona Norte, quando estava com comprometimento de 50% dos pulmões.

“Fui para o oxigênio e já começaram a medicar. Três dias esperando para um hospital e fui para o Hospital Santa Lucinda”, lembra.

Com medo, Gislaine diz que pensava nas filhas e na neta, que também tinham sentido sintomas parecidos. Enquanto conversava com a família pelo celular, segundo ela, presenciou situações angustiantes.

“Vi muita morte, os médicos tentando ressuscitar, as enfermeiras revezando para fazer a massagem cardíaca. Era muita gente.”

Depois de ser transferida, um raio-X mostrou que a paciente estava com "água nos pulmões". Com o tratamento realizado e melhora no quadro, ela teve alta e ficou dois dias em casa. A segunda etapa na luta pela vida iria começar.

Gislaine foi diagnosticada com Covid entre os dias 18 e 20 de fevereiro

‘Pontada forte no pulmão e travei’

Em casa, a vigilante lembra que sentiu cansaço e uma forte dor nas costas. A filha então a levou às presas novamente para a UPH da Zona Norte.

“Passei mal em casa. Estava cansada e sentindo falta de ar. Senti uma pontada forte no pulmão e travei. Me colocaram de novo no oxigênio e vieram com um papel para eu assinar para deixar que eu fosse levada para qualquer hospital do Brasil que tivesse vaga.”

Na unidade, a paciente testemunhou caixões pelos corredores, médicos tentando salvar os pacientes e goteiras de chuva no interior do quarto.

“Via os corpos passando nas macas dentro de sacos. Colocavam dentro de um saco escuro, lacravam e colocam no caixão. Nos primeiros dias foi assustador. Ainda vejo eles [pacientes] ao lado, com olhar de medo”, lamenta.

Nova transferência

Segundo ela, o psicológico era uma das maiores lutas entre os pacientes, que ficavam ansiosos. Em alguns momentos, Gislaine conseguiu conversar com alguns colegas de quarto. Os nomes deles serão preservados.

“Uma senhora que eu conversei e do nada caiu a oxigenação. Eu falava: ‘calma’. No outro dia, eu acordei e ela não estava lá. Havia morrido.”

“Outro senhor, com cerca de 70 anos, conversava com todo mundo. Falava dos netos, dos filhos, da vida dele. Ele tinha câncer. Falava que não via hora de voltar embora para casa. Depois, foram 40 minutos de massagem cardíaca e os médicos tentando ressuscitá-lo”, detalha.

Alta da paciente foi no dia 19 de março. Atualmente, ela cumpre isolamento de 10 dias no quarto, sozinha e de máscara. A família a ajuda com alimentos e mantendo o distanciamento ainda dentro de casa.

“Venci a Covid-19, mas ainda não abracei ninguém. O primeiro sintoma da cura é a fome. Morrendo de vontade de comer chocolate, pizza e lanche”, brincou.

Gislaine fez relato do que viveu durante sua internação com Covid-19  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES