Covid: Piauí vacinou 283 adolescentes com doses não autorizadas pela Anvisa

Segundo Ministério da Saúde, apenas a vacina da Pfizer é autorizada pela Anvisa para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos.

Vacina em adolescentes deve ser apenas com a Pfizer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Em nota técnica publicada na quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. 

Na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo aos secretários estaduais e municipais de saúde para que não apliquem vacinas sem autorização da Anvisa em adolescentes. Atualmente, a vacina da Pfizer/Biontech  é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos. 

Segundo levantamento apresentado pelo ministério, 3.538.528 adolescentes de 12 a 17 anos (com e sem comorbidades) já foram vacinados contra a Covid-19 no país. Desses, 26.777 receberam doses das outras vacinas (Astrazeneca, Coronavac e Janssen). No Piauí, dos 8.805 vacinados, 283 pessoas receberam doses de vacinas não autorizadas pela Anvisa para aplicação nos adolescentes. 

Segundo Queiroga, entre o total de vacinados no país, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve. Foi notificado um caso de morte de um jovem em São Paulo, mas o episódio ainda está sendo investigado para avaliar se a causa da morte tem relação com a vacina.

Após a orientação do Ministério da Saúde, o governo do Distrito Federal e as prefeituras de Salvador e Natal anunciaram que vão deixar de vacinar adolescentes sem comorbidades.  O governo do estado de São Paulo disse nesta quinta-feira (16), que orientou os municípios a manter a vacinação de adolescentes sem comorbidades.

Quase 60 municípios do Piauí já vacinam adolescentes

No Piauí, 57 municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Teresina ainda aguarda a chegada de mais doses para ampliar a vacinação para esse público-alvo.  Até agora, a capital está fazendo a repescagem para vacinar a população de 20 anos e mais. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES