Covid: Sesapi orienta municípios a buscar pessoas que não tomaram vacina

No Piauí, 74,67% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose (D1) da vacina contra a Covid-19 ou dose única

Covid: Sesapi orienta municípios a buscar pessoas que não tomaram vacina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto e o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios,Herlon Guimarães,  discutiram na manhã desta quarta-feira (24),  os próximos passos da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Dentre as pautas, a busca ativa de pessoas maiores de 18 anos ainda não foram vacinadas e o avanço na vacinação das doses de reforço (terceira dose).

De acordo com o secretário, com a procura por primeiras doses da população adulta estabilizada, alguns municípios estão disponibilizando as vacinas locais para serem remanejadas para os municípios que ainda não atingiram a meta prevista pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).  “Desde o início da campanha de vacinação o Piauí adotou um política isonômica  de distribuição de vacina como forma de garantir a evolução da imunização de forma equilibrada”.

Secretário de estado da saúde, Florentino Neto e o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios,Herlon Guimarães - Foto: Ascom

Neste momento, a Sesapi orienta que o foco dos municípios  deve ser buscar as pessoas maiores de 18 anos que ainda precisam receber a D1 ou estão com a D2 em atraso. De acordo com os dados da FioCruz, pelo menos 224.659 não compareceram para tomar a segunda dose da vacina no estado. “Isso é motivo de preocupação para nós, uma vez que vários países da Europa estão enfrentando a quarta onda de Covid-19 por conta dos baixos índices de cobertura vacinal. O vírus ainda está circulando e a melhor forma de prevenção é a imunização”, destaca Florentino.

Panorama de vacinação no Estado

No Piauí, 74,67% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose (D1) da vacina contra a Covid-19 ou dose única, independente da fabricante e 57,10% já está completamente imunizada. Alguns municípios já notificaram a Sesapi que não precisam mais de doses para aplicação na população maior de 18 anos.

De acordo com o superintendente Herlon Guimarães, entre os gargalos encontrados pela Coordenação de Imunização estão as pessoas que não tomaram vacina até agora por se enquadrarem no grupo considerado negacionistas que recusam a imunização. Ele destaca que esses casos isolados representam riscos para toda a população. “Um indivíduo não vacinado é uma ameaça para a população mais fragilizada e com maior risco para complicações e óbitos, além de contribuir com o aparecimento de novas variantes do coronavírus”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES