Auxílio: TCE lista pagamento irregular feito para 4,8 mil no Piauí

Pagamento irregular foi identificado pelo Tribunal de Contas do Estado, que divulgou uma nova atualização

Covid: TCE lista pagamento irregular do auxílio para 4,8 mil no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí e a Controladoria-Geral da União divulgaram na segunda-feira, 06 de julho, uma atualização do diagnóstico sobre o pagamento do auxílio emergencial no Estado. Os órgãos de controle localizaram  4.892 casos de agentes públicos do Piauí (ativos, incluídos os estagiários, e inativos) e pensionistas que receberam o pagamento irregular do auxílio emergencial em maio de 2020.

LEIA MAIS: Auxílio: Bolsonaro confirma pagamento de mais duas parcelas de R$ 600

Neste sentido, o TCE do Piauí sinalizou que o trabalho ampliou a base de dados e cruzou informações visando identificar possíveis irregularidades relacionadas à concessão do auxílio aos agentes públicos das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado do Piauí, Governo do Estado do Piauí, Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Ministério Público do Estado do Piauí e Tribunal de Contas do Estado do Piauí, bem como aos pensionistas desses órgãos.

Neste âmbito, a análise feita pelos órgãos de controle evidenciou possíveis pagamentos indevidos que totalizaram R$ 3,285 milhões, referentes ao auxílio emergencial pago pelo Governo Federal em maio de 2020 (ou seja, a primeira e/ou segunda parcela).

Covid: TCE lista pagamento irregular do auxílio para 4,8 mil no Piauí

Diante  da situação, o presidente do TCE-PI, Abelardo Pio Vilanova e Silva e o superintendente da CGU no Piauí, Glauco Soares Ferreira assinaram uma nota técnica conjunta. Os dados serão encaminhados ao Ministério da Cidadania.

O TCE-PI enviará notificação aos órgãos dos beneficiários que receberam o Auxílio Emergencial, aparentemente, sem fazer jus ao recebimento, para que comuniquem essas pessoas de forma individual e reservada sobre as possíveis irregularidades verificadas.

Assim, de acordo com o  Tribunal de Contas, as condutas de solicitação e de recebimento do Auxílio Emergencial, mediante a inserção ou declaração de informações falsas, podem tipificar os crimes de falsidade ideológica e estelionato, previstos no Código Penal, além de configurarem possíveis infrações disciplinares, quando praticadas por agentes públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES