Covid:Teresina tem assistente virtual para avaliar pacientes suspeitos

A partir de agora, os usuários podem buscar informações no site da Fundação Municipal de Saúde (fms.pmt.pi.gov.br).

FMS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores de Teresina que tiverem sintomas da Covid-19 ou dúvidas sobre a doença podem contar com um programa de inteligência artificial que substitui o antigo Alô Saúde Teresina, que passou por reformulação. A partir de agora, os usuários podem buscar informações no site da Fundação Municipal de Saúde (fms.pmt.pi.gov.br), onde localiza-se, no canto direito da tela, o chat box que permite ao usuário reportar os sintomas e a atendente virtual (robô Laura) realiza a classificação de risco e as orientações para onde os usuários devem se direcionar para a busca de atendimento presencial.

“Com nome e endereços das unidades de saúde exclusiva gripais e pronto atendimentos, a robô Laura realiza também o monitoramento dos sintomas por meio de mensagem diárias aos usuários”, explica Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica. O serviço de “conversa” com a robô Laura funciona 24 horas por dia. Além de identificar quais são os estabelecimentos de saúde que o paciente deve procurar, a ferramenta possibilita que se tire dúvidas em relação ao novo coronavírus.

O programa de inteligência artificial foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Instituto Votorantim. “Com essa tecnologia, a população tem acesso a informações qualificadas na internet, baseadas nos protocolos de enfrentamento à Covid-19. Tudo isso aumenta a capacidade de atendimento, com maior eficiência e com otimização dos trabalhos”, finaliza Karoline Alencar.

Além de Teresina, mais sete municípios foram selecionados, por meio de processo seletivo, para participarem do programa de inteligência artificial: Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Cuiabá (MT), Maringá (PR), Mauá (SP) e São Bernardo Campo (SP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES