Covid:variante B117 já tinha se espalhado antes de ser descoberta

O estudo defende que a variante, descoberta em dezembro, no Reino unido, começou a se espalhar nos EUA em outubro de 2020

Nova variante | Pete Linforth/Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos meses, as preocupações em relação à pandemia do novo coronavírus se voltam para as variantes do vírus, descobertas em países como Reino Unido, África do Sul e Brasil. No entanto, estudo desenvolvido pela Universidade do Texas em Austin (EUA) mostra que a variante B117 já circulava meses antes de ser descoberta, pelos Estados Unidos.

O estudo defende que a variante, descoberta em dezembro, no Reino unido, começou a se espalhar nos EUA em outubro de 2020.

“Quando aprendemos sobre a variante do Reino Unido em dezembro, ela já estava se espalhando silenciosamente pelo mundo", observou a professora Lauren Ancel Meyers, diretora do COVID-19 Modeling Consortium da Universidade do Texas em Austin.

Variante B117 já tinha se espalhado nos EUA antes de ser descoberta, segundo estudo (Foto: Pete Linforth/Pixabay )

Por meio de uma análise de dados de 15 países, os pesquisadores estimaram que viajantes do Reino Unido introduziram a variante em 15 países entre 22 de setembro e 7 de dezembro de 2020. “Este estudo destaca a importância da vigilância laboratorial. O sequenciamento rápido e extenso de amostras de vírus é fundamental para a detecção precoce e o rastreamento de novas variantes preocupantes", acrescentou a pesquisadora.

Nova ferramenta

Diante dessa questão, os pesquisadores desenvolveram uma nova ferramenta para planejamento de sequenciamento genético que ajuda a detectar a presença de variantes. Com a proposta de ajudar os EUA a expandir a vigilância nacional de variantes, essa ferramenta (que funciona como uma espécie de calculadora, por assim dizer) indica o número de amostras de vírus que devem ser sequenciadas para detectar novas variantes assim que surgirem.

“As autoridades de saúde estão procurando maneiras melhores de gerenciar a imprevisibilidade desse vírus e suas variantes futuras. Nossa ferramenta determina quantas amostras positivas de SARS-CoV-2 devem ser sequenciadas para garantir que novas ameaças sejam identificadas assim que comecem a se espalhar", explicou Spencer Woody, pós-doutor atuante no COVID-19 Modeling Consortium.

A ferramenta também ajuda os laboratórios a descobrir com que rapidez serão detectadas novas variantes, considerando a capacidade de sequenciamento atual. “Criamos esta ferramenta para apoiar as autoridades de saúde federais, estaduais e locais na construção de sistemas confiáveis de alerta precoce para esta e futuras ameaças de pandemia”, concluiu Meyers.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES