Covid: Visitas virtuais a pacientes podem ser feitas de casa no Piauí

Solução tecnológica desenvolvida em parceria com a UFPI possibilita que familiares realizem visitas sem necessidade de deslocamento ao hospital de campanha do verdão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O isolamento dos pacientes com a Covid-19 de seus familiares pode afetar a saúde mental dessas pessoas. Pensando em amenizar esse sofrimento, os familiares de pacientes que estão internados no Hospital de Campanha Estadual (HCE), podem realizar visitas por meio de videochamadas de casa. A iniciativa do hospital, pioneira no Piauí, é contemplar os familiares que não podem se descolar ao HCE por residirem em outros municípios e/ou estarem em grupos de risco.

Inicialmente, as visitas por videochamada ocorriam apenas nas cabines privativas do HCE. No entanto, pensando nos familiares e seus pacientes, o Hospital de Campanha Estadual, em conjunto com os pesquisadores do Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a equipe da Tecnologia da Informação (TI), criou uma alternativa. 

LEIA MAIS: Covid-19: Piauí tem 23 mortes e recorde de 1.637 novos casos em 24h

Visitas virtuais a pacientes de casa (Divulgação)

“Nós criamos essa alternativa de aproximação dos pacientes a seus familiares, porque temos vários pacientes que são de fora da capital, que têm familiares com dificuldade em se locomover para visitar seus pacientes internados no nosso hospital. Além disso, é uma alternativa segura para o chamado grupo de risco, que deve estar em isolamento. Então, a gente reduz a distância entre os familiares e os pacientes através da tecnologia, oferecendo essa comunicação de forma segura e com privacidade”, explica o professor doutor Joel Coelho Rodrigues, coordenador geral do PDI da UFPI no HCE. 

Para realizar a visitas de casa, os familiares devem entrar em contato com a Ouvidoria do hospital (86 3301-7591) para agendar um horário. Assim, os profissionais que atuam na área restrita aos pacientes estarão preparados para auxiliar o paciente. Próximo ao horário da visita, será enviado um link de uma sala virtual à família para a realização da videochamada. 

LEIA MAIS: Teresina alcança 167 mil infectados e chega ao pico da Covid-19

Hospital de Campanha Estadual (Divulgação)

O paciente Francisco de Assis Moura recebeu a visita simultânea de três filhos, onde cada um estava em sua residência. “Quando os pacientes são internados seus parentes também precisam ficar em isolamento porque tiveram contato e, por isso, não têm como fazer essa visita no Hospital de Campanha, como é o meu caso. A videochamada é importante para a gente ter a tranquilidade e a segurança de estar vendo como ele está e é importante para ele também, mesmo com todo afago que tem da equipe que trata com muita humanidade, não é a mesma coisa que o carinho da família. É importante ele ter esse contato até para sua recuperação”, Ludmila Moura, filha do paciente. 

Visitas virtuais precisam ser agendadas (Divulgação)

Atualmente, o HCE disponibiliza visitas virtuais em cabines privativas, localizadas na unidade de saúde, que continuarão acontecendo regularmente. “Nós não queremos que substitua o serviço diferenciado que oferecemos hoje aos visitantes no Hospital, onde temos o acolhimento da assistência social e o apoio psicológico. Então, queremos que esse serviço funcione como um adicional àquilo que a gente tem o privilégio de oferecer à nossa comunidade”, finaliza professor Joel Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES