mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

CPI Covid: Pfizer revela quem participou da reunião sobre vacinas

Governo brasileiro ignorou cinco ofertas da Pfizer.

A CPI Covid revelou que o Governo brasileiro ignorou cinco ofertas da Pfizer. O primeiro contato aconteceu no dia 14 de 2020 e um segundo, no mesmo mês, quatro dias depois. Um terceiro contato foi realizado no dia 26 de agosto. Outras duas ofertas ocorreram nos dias 14 de fevereiro de 2021 e 8 de março de 2021.

O Ministério da Saúde só assinou contrato com o laboratório em março deste ano, quando adquiriu 100 milhões de doses.A informação foi repassada  pelo gerente geral do imunizante na América Latina, Carlos Murillo, que deixou bem claro que o governo perdeu a oportunidade de comprar 70 milhões de unidades da vacina.

Em seu depoimento, Carlos Murillo, informou ainda a participação do vereador Carlos Bolsonaro e do assessor especial da Presidência Filipe Martins nas  reunião para tratar sobre a venda da vacina.

Carlos Murillo em depoimento a CPI Covid (Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado)Carlos Murillo em depoimento a CPI Covid (Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado)

Carlos Bolsonaro é fillho do presidente Jair Bolsonaro e vereador do Rio de Janeiro. Ele  não tem nenhum cargo no Governo Federal que justifique a participação nas reuniões. 

Com essa informação, a CPI Covid busca apurar a existência de um “assessoramento paralelo” do governo. Essa informação já tinha sido repassada pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta.

SOBRE A COMPRA DA VACINA

  • O Ministério da Saúde só assinou contrato com o laboratório em março deste ano, quando adquiriu 100 milhões de doses
  • Caso o Brasil tivesse fechado contrato desde o início, o país teria disponível, até o segundo trimestre deste 18,5 milhões de doses da vacina.  
  • Com o contrato postergado, 14 milhões de doses devem ser entregues no segundo trimestre e 86 milhões restantes, no terceiro trimestre.
Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail