CPI Covid: Pfizer revela quem participou da reunião sobre vacinas

Governo brasileiro ignorou cinco ofertas da Pfizer.

Vereador Carlos Bolsonaro participou de reuniões sobre compra de imunizantes | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CPI Covid revelou que o Governo brasileiro ignorou cinco ofertas da Pfizer. O primeiro contato aconteceu no dia 14 de 2020 e um segundo, no mesmo mês, quatro dias depois. Um terceiro contato foi realizado no dia 26 de agosto. Outras duas ofertas ocorreram nos dias 14 de fevereiro de 2021 e 8 de março de 2021.

O Ministério da Saúde só assinou contrato com o laboratório em março deste ano, quando adquiriu 100 milhões de doses.A informação foi repassada  pelo gerente geral do imunizante na América Latina, Carlos Murillo, que deixou bem claro que o governo perdeu a oportunidade de comprar 70 milhões de unidades da vacina.

Em seu depoimento, Carlos Murillo, informou ainda a participação do vereador Carlos Bolsonaro e do assessor especial da Presidência Filipe Martins nas  reunião para tratar sobre a venda da vacina.

Carlos Murillo em depoimento a CPI Covid (Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado)

Carlos Bolsonaro é fillho do presidente Jair Bolsonaro e vereador do Rio de Janeiro. Ele  não tem nenhum cargo no Governo Federal que justifique a participação nas reuniões. 

Com essa informação, a CPI Covid busca apurar a existência de um “assessoramento paralelo” do governo. Essa informação já tinha sido repassada pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta.

SOBRE A COMPRA DA VACINA

  • O Ministério da Saúde só assinou contrato com o laboratório em março deste ano, quando adquiriu 100 milhões de doses
  • Caso o Brasil tivesse fechado contrato desde o início, o país teria disponível, até o segundo trimestre deste 18,5 milhões de doses da vacina.  
  • Com o contrato postergado, 14 milhões de doses devem ser entregues no segundo trimestre e 86 milhões restantes, no terceiro trimestre.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES