Crianças têm baixa taxa de transmissão de covid-19, diz Fiocruz

Os resultados, ainda não revisados pela comunidade científica, foram publicados na revista Pediatrics, da Sociedade Americana de Pediatria.

Crianças têm baixa taxa de transmissão de covid-19, diz Fiocruz | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As crianças têm baixa taxa de transmissão de Covid-19, mais têm mais chances de serem infectadas por adultos com o  Sars-CoV-2. A conclusão é de um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), da Universidade da Califórnia e da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres.

Os cientistas analisaram a transmissão do coronavírus na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, de maio a setembro de 2020. Participaram 667 pessoas, sendo 323 crianças de 0 a 13 anos, 54 adolescentes de 14 a 19 anos e 290 adultos.

Os resultados, ainda não revisados pela comunidade científica, foram publicados na revista Pediatrics, da Sociedade Americana de Pediatria.

Criança com máscara- Foto: Pixabay

Os pesquisadores visitaram às casas das crianças com resultado positivo e testaram os demais moradores. Todas elas tiveram contato com adultos ou adolescentes com sintomas da doença.

Os cientistas verificaram que, na maioria dos casos, os adultos desenvolveram anticorpos contra a covid-19 antes das crianças, comprovando que a transmissão partia deles.

Crianças da pré-escola voltaram às aulas nos EUA- Foto: Pixabay

Parte da afirmação do estudo mostra que: 

As crianças foram infectadas após ou concomitantemente às pessoas que moram no domicílio, principalmente seus pais. Nesta medida, nossos resultados preliminares sugerem que as crianças não parecem ser a fonte de infecção e mais frequentemente adquirem Sars-CoV-2 de adultos, ao invés do que transmiti-lo a eles”, lê-se no estudo.

“Nossas descobertas sugerem que em ambientes como o nosso, escolas e creches podem ser reabertas com segurança se medidas adequadas de mitigação de covid-19 estiverem em vigor e os funcionários devidamente imunizados.”

Com informações do Poder 360.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES