Cuidados com a Covid devem ser mantidos mesmo depois da segunda dose

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados

Cuidados com a Covid devem ser mantidos mesmo depois da segunda dose | Governo do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que mesmo após concluir o ciclo de imunização com as duas doses da vacina, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus. O vacinômetro da Sesapi, atesta que o estado do Piauí já atingiu a marca de 1.499.527 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. Já foram vacinados 769.903 piauienses com a primeira dose e 306.667 com a segunda. 

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados. Noronha ressalta a importância de tomar a segunda dose da vacina para garantir um resultado positivo. “A segunda dose é o reforço da primeira. Ela provoca um estímulo no sistema imunológico e garante taxas de sucesso maiores na proteção contra a doença. Devem ser aplicadas dentro do prazo estabelecido e observado também o tipo de imunizante usado”, explica.

A vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados - Foto: Governo do Ceará

Depois de tomar a segunda dose é fundamental manter os mesmos cuidados porque apesar de imunizada, a pessoa pode vir a ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada. “Deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que boa parte da população esteja imunizada. Nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta.

Com essa marca o estado conta com 9,31% de sua população imunizada com as duas doses das vacinas e 23,28% com a primeira. Para completar o ciclo de imunização é necessário que as duas doses, dos imunizantes disponíveis atualmente no Brasil, sejam tomadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES