Decreto é prorrogado no Piauí e toque de recolher será de 22h às 5h

No final de semana, permanece como o decreto vigente, com os lockdowns parciais, em funcionamento apenas os serviços essenciais.

rtu | dery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, através do Centro de Operações Emergenciais (COE) ampliado da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), se reuniu nesta quarta-feira (03) para tomar novas medidas de contenção da Covid-19, diante da alta do vírus no estado e da iminência do colapso da rede de saúde.

Na reunião com o governador Wellington Dias (PT), que durou cerca de 3 horas e meia,  ficou definido a mudança no toque de recolher durante a semana, que prevalecerá a partir das 22 horas até às 5 horas do dia seguinte. No final de semana, permanece como o decreto vigente, com os lockdowns parciais, com funcionamento apenas dos serviços essenciais. As mudanças começam a valer na sexta-feira (05/03) e valerão até o dia 15 de março.

VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA

“Aprovamos agora ampliar restrições em relação ao que tinha. Ou seja, o que nós estamos apresentando é um decreto prorrogando as medidas que já estavam em vigor e vão continuar até amanhã, a partir das 00 horas de quinta para sexta. A parte do comércio mantém até as 17 horas e restaurantes, bares, shoppings até as 21 horas. Porque a partir de quinta para sexta e até segunda-feira, 5 da manhã, do dia 15 de março, nós teremos o toque de recolher no final de semana  e a partir deste final de semana e o outro, no dia 13 e 14, nós vamos ter na semana, o limite que era até 23 horas, agora será às 22 horas", explicou. 

O líder do executivo estadual já havia adiantado a possibilidade de restringir o comércio e atividades sociais caso as medidas adotadas nos últimos dias, como o toque de recolher e o lockdown parcial no final de semana, não conseguissem reduzir os novos casos e mortes por Covid-19 no Piauí. Além disso, em suas redes sociais, ele declarou que o Brasil está à beira de um colapso nacional, pois em diferente dos colapsos de Manaus (AM), Maranhão e Ceará, os estados não têm mais condições de receber mais pacientes dos vizinhos. 

"Só funcionará o que é estritamente necessário. Nós tivemos uma situação em que as medidas que adotamos, tivemos uma estabilização. Elas começaram a surtir efeito e parar um crescimento acelerado. Nós esperamos fazer a curva descer. Reduzir transmissibilidade, fazer com que tenhamos a redução de internações e óbitos. Para que a gente possa, em um patamar mais baixo, a gente poder acelerar a vacina. Temos mais vacinas agora, como acertamos com o governo federal, que anunciou o contrato com a Pfizer. Agora em março queremos alcançar 20 milhões de brasileiros vacinados, no Piauí queremos descer pra 70 e 60. Até abril queremos vacinar o grupo de maior risco", completa. 

O governador acrescentou ainda que somente 30% dos funcionários públicos de cada repartição poderão trabalhar presencialmente. Contudo, as aulas presenciais em instituição de ensino serão mantidas. “Escolas mantivemos porque percebemos que o número de adoecimento nas escolas foi considerado baixo e isso significa que o cumprimento das regras foi feito”, informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES