SEÇÕES

Detectada variante híbrida da Covid-19: mistura a da Índia e do Reino Unido

O Vietnã está lutando contra um aumento nas infecções desde o final de abril.

Nova variante é descoberta | Getty Imagens
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades no Vietnã detectaram uma nova variante do coronavírus que é uma combinação das variantes da Covid-19 da Índia e do Reino Unido e se espalha rapidamente por via aérea, disse o ministro da saúde neste sábado (29).

Depois de conter o vírus com sucesso durante a maior parte do ano passado, o Vietnã está lutando contra um aumento nas infecções desde o final de abril, responsável por mais da metade do total de 6.713 casos registrados no país. Até agora, houve 47 mortes. "O Vietnã descobriu uma nova variante da Covid-19 combinando características das duas variantes existentes encontradas pela primeira vez na Índia e no Reino Unido", disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em um comunicado. "A nova variante é muito perigosa", acrescentou. 

A nova variante é muito perigosa (Foto: Boris SV/Getty Imagens)

O país do sudeste asiático havia detectado anteriormente sete variantes do vírus: B.1.222, B.1.619, D614G, B.1.1.7 - conhecido como variante do Reino Unido, B.1.351, A.23.1 e B.1.617.2 - o "indiano variante".

"A nova é uma variante indiana com mutações que originalmente pertencem à variante do Reino Unido", disse Long, acrescentando que as autoridades em breve anunciariam o nome e as características detalhadas da variante recém-descoberta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou quatro variantes do SARS-CoV-2 de preocupação global. Isso inclui variantes que surgiram primeiro na Índia, na Grã-Bretanha, na África do Sul e no Brasil.

Funcionários da OMS não responderam imediatamente a um pedido de comentários sobre a nova variante identificada no Vietnã.

Estudos de laboratório revelaram que a nova variante é muito mais transmissível do que os tipos anteriormente conhecidos, pois em ambiente de análise o vírus se replicou muito rapidamente, afirmou Long.

Ele disse que isso poderia explicar porque tantos novos casos surgiram em diferentes partes do país em um curto período de tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos