Diferente de Teresina, Timon não realizará lockdown no fim de semana

Decisão foi adotada após reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia que constatou que a taxa de transmissão do vírus caiu na cidade

Timon | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerando um levantamento criterioso da atual situação epidemiológica do município, em relação à pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Timon decidiu não acompanhar a capital Teresina, nos dois finas de semana de agosto com lockdown. A decisão foi adotada após reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia e se baseia em pontos importantes, como a taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica.

Com indicadores positivos, Timon não realizará lockdown neste fim de semana - Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Segundo a prefeitura, em casos assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando o Rt fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas.

Outro ponto a ser considerado, é a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.

“Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%", reforça Jeferson Veras, secretário de Planejamento.

Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.

"Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", enfatiza Vitor Hugo, secretário de Parcerias e Investimentos.

"Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia", explica João Batista, secretário de Administração.

Embora sem lockdown nesse fim de semana, o município de Timon irá adotar algumas medidas como, a realização a interdição da Ponte Metálica no sábado (1º/08) e domingo (02/08), e barreiras sanitárias nas pontes que dão acesso à cidade.

Timon não realizará lockdown no fim de semana - Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES