Dois cardeais próximos ao Papa Francisco testam positivo para Covid-19

Apelidado de “Robin Hood” do Papa, por suas obras em favor dos mais desfavorecidos, esse cardeal se reúne com Francisco com frequência

papa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um cardeal polonês e um italiano, ambos muito próximos do papa Francisco, tiveram confirmado o diagnóstico de covid-19. Isso foi informado pelo porta-voz do Vaticano e por fontes da Santa Sé na terça-feira (22), aumentando os temores pela saúde do Papa, que quase nunca usa máscara. 

O cardeal Konrad Krajewski, capelão responsável pelas obras de caridade do papa, testou "positivo para covid-19", afirmou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. O religioso, de 57 anos, tinha sintomas de pneumonia e está internado em um hospital de Roma, acrescentam outras fontes ouvidas pela AFP. A Santa Sé está verificando com quem ele esteve em contato nos últimos dias.

Papa Francisco

Apelidado de "Robin Hood" do Papa, por suas obras em favor dos mais desfavorecidos, esse cardeal se reúne com Francisco com frequência. O outro cardeal com resultado positivo é o italiano Giuseppe Bertello, de 78 anos, presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano. Nesta função, ele exerce, em nome do sumo pontífice, o Poder Executivo neste minúsculo Estado.

Seu diagnóstico foi publicado pela imprensa italiana e confirmado à AFP por uma fonte próxima à Santa Sé. Francisco mantém inúmeras reuniões privadas na residência de Santa Marta, onde vive. Aos 84 anos, raramente é visto usando máscara. Ontem, quando apresentou seus votos para o Ano Novo aos 4.000 funcionários do Vaticano e suas famílias, o papa se aproximou dos participantes e até segurou um bebê nos braços.

Francisco é uma pessoa considerada do grupo de risco. Aos 21 anos, em 1957, parte de seu pulmão direito teve de ser removida, devido a uma infecção, segundo seu biógrafo, Austen Ivereigh. O Vaticano não deu detalhes sobre quando o Papa poderá receber a vacina covid-19. A campanha de vacinação no Vaticano começará no início de 2021. 

Reclusão no Natal 

Diante do endurecimento das medidas de confinamento na Itália, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, a Santa Sé decidiu que Francisco não aparecerá em público no dia de Natal. Nesta data, tradicionalmente, o sumo pontífice dá sua mensagem da loggia da Basílica de São Pedro, seguida da bênção "Urbi et Orbi". O Papa será filmado, em 25 de dezembro, dentro do palácio apostólico, em um esforço para desencorajar os fiéis que pensarem em se deslocar até a Praça São Pedro.

Outras cinco mensagens que o papa costuma divulgar durante as festas natalinas acontecerão da biblioteca particular, também dentro do palácio apostólico. No primeiro confinamento na Itália, Francisco também foi forçado a se abrigar em sua biblioteca aos domingos, durante a oração do Ângelus, mas depois costumava aparecer brevemente à janela para saudar a Praça São Pedro, que aparecia vazia. A tradicional Missa do Galo foi adiantada em suas horas, em 24 de dezembro, para se adequar às medidas contra o coronavírus, em vigor na Itália.

Devido ao toque de recolher a partir das 22h locais (18h em Brasília), o pontífice argentino iniciará a celebração do ofício na Basílica de São Pedro às 19h30 locais (15h30 em Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES