Donald Trump é levado para hospital após diagnóstico de Covid-19

A porta-voz também disse que Trump tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e “permanece animado”

Donald Trump vai para hospital após diagnóstico de Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado a um hospital nesta sexta-feira (2) após receber diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca. Segundo o governo americano, a decisão pela entrada na unidade de saúde foi tomada como medida de precaução.

De acordo com Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, Trump será atendido no Centro Médico Militar Walter Reed, perto da capital Washington. Imagens da televisão americana mostraram o presidente caminhando, sem aparentar maiores dificuldades, até o helicóptero que o levou ao hospital. Poucos minutos depois, ele chegou à unidade. 

Com covid-19, Donald Trump é levado para hospital Foto: AP Photo/Alex Brandon 

LEIA TAMBÉM:

-  Obeso, hipertenso e doença cardíaca: Com Covid, Trump é de alto risco

A porta-voz também disse que Trump tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e "permanece animado". Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos EUA, segundo a nota oficial.

Helicóptero pousado no gramado da Casa Branca na tarde desta sexta-feira (2) — Foto: NBC

Ainda de acordo com o governo, Trump trabalhará de dentro da suíte presidencial do hospital. A unidade, diz o governo, tem estrutura para que o presidente despache do quarto.

Dessa forma, informou a Casa Branca, Trump não precisou transmitir a presidência ao vice, Mike Pence. Ele também foi testado, mas recebeu resultado negativo para Covid-19.

A primeira-dama Melania Trump, que também contraiu o novo coronavírus, tem dor de cabeça e tosse moderada (saiba mais sobre sintomas no fim da reportagem).

Além do coquetel, o presidente tomou suplementos alimentares, um analgésico e um medicamento para proteger o estômago. O comunicado não menciona a hidroxicloroquina, medicamento que havia sido defendido por Trump no passado para uso contra a Covid-19.

Centro Médico Militar Walter Reed, onde Trump deve passar os próximos dias — Foto: Reuters/Joshua Roberts

"Ele está sendo avaliado por um time de especialistas e juntos vamos fazer recomendações ao presidente e à primeira-dama sobre os próximos e melhores passos", diz a Casa Branca.

Ainda segundo o governo dos EUA, os demais familiares de Trump foram testados e receberam resultado negativo. Todos passam bem.

Coronavírus na Casa Branca

Trump e Melania anunciaram o diagnóstico positivo para coronavírus na madrugada desta sexta-feira, cerca de 48 horas depois de o presidente participar do debate com o oponente na disputa eleitoral, o democrata Joe Biden — que não contraiu a doença.

"Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!", postou Trump em uma rede social.

Presidente Donald Trump fala durante o 1º debate da campanha presidencial na terça-feira (29) em Cleveland — Foto: Patrick Semansky/AP

O casal Trump passaram por exames ainda na quinta-feira depois de Hope Hicks, assessora do presidente americano, ter contraído o vírus.

A assessora esteve a bordo do avião presidencial com Trump na última terça-feira, para acompanhar a ida do presidente a Cleveland, cidade onde ocorreu o debate. Por causa do caso positivo de Hicks, Trump e Melania já estavam em quarentena antes de sair o resultado do teste.

Trump tem 74 anos e, de acordo com a rede americana CNN, é levemente obeso. Esses dois fatores o tornam mais suscetível a desenvolver sintomas graves da Covid-19.

Sintomas da Covid-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas da Covid-19 são:

Sintomas mais comuns:

-Febre

-Tosse seca

-Cansaço

Sintomas menos recorrentes:

-Dor de garganta

-Diarreia

-Conjuntivite

-Dor de cabeça

-Perda de paladar ou olfato

-Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves (com necessidade de atendimento médico imediato):

-Dificuldade em respirar ou falta de ar

-Dor ou pressão no peito

-Perda de fala ou movimento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES