Doria diz que Butantan começou produção da vacina CoronaVac no Brasil

Segundo o governador, a capacidade de produção chegará a 1 milhão de doses por dia

Vacina CoronaVac no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (10) o início de produção da CoronaVac no Brasil. O anúncio, realizado em uma coletiva de imprensa no Instituto Butantan, que vai produzir a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac no país, marca uma nova fase na disponbilização da vacina contra o coronavírus em meio a uma polêmica entre o governo de São Paulo e o Ministério da Saúde. 

— Foi iniciada ontem a produção da vacina da Coronavac aqui em São Paulo. É a produção brasileira do Butantã, que está produzindo com insumos que vieram da Sinovac, um momento histórico que orgulha a todos nós, brasileiros — afirmou o governador João Doria (PSDB). 

Segundo o governador, a capacidade de produção chegará a 1 milhão de doses por dia. A fábrica vai funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana.  

— Já autorizamos o Butantan a contratar mais 120 técnicos para reforçar a produção da vacina. Eles irão se juntar aos 245 já envolvidos na produção —  afirmou Doria. 

Primeiras doses da vacina CoronaVac já chegaram a SP Foto:  Antonio Molina/Zimel Press / Agência O Globo 

De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o dossiê final da CoronaVac, quando estiver pronto, será submetido à Anvisa de duas formas: no rito habitual e também com pedido de registro emergencial. O órgão vinculado ao governo de São Paulo aguarda a análise da eficácia do imunizante, que está sendo feita por um comitê internacional. A expectativa é que ela seja finalizada até 15 de dezembro, prazo também do envio da documentação final à Anvisa. 

Além disso, explicou o diretor do Butantan, os dados serão avaliados pela agência regulatória chinesa e, se aprovado, poderá existir uma solicitação para aplicar emergencialmente no Brasil. 

— É possível que o registro na China saia muito rapidamente, antes do final deste ano. Se isso acontecer, nos remete a uma lei que foi promulgada no início deste ano, especificamente sobre o enfrentamento da Covid. Um dos artigos permite a importação de medicamentos e equipamentos para Covid desde que registrados em agências de cinco países, incluindo a China. Se isso acontecer, a Anvisa terá de se manifestar. Ela pode aceitar, ou rejeitar, mas terá um prazo de 72 horas. Esse é o caminho alternativo — explicou Covas. 

Doria ainda afirmou que 11 estados brasileiros já manifestaram interesse em adquiriri doses da CoronaVac. Nesta quinta-feira, Santa Catarina será um dos estados a assinar um protocolo formal de intenções de compra., segundo o Instituto Butantan. 

O oferecimento das vacinas para outras unidades da federação e municípios foi outro ponto de tensão entre Doria e o governo federal, uma vez que deveria ser função do Ministério da Saúde o papel de centralizar e distribuir as vacinas no Brasil. Serão disponibilizadas 4 milhões de doses aos estados, para vacinar profissinais de saúde que lidam diariamente com a doença.

Além de Santa Catarina, Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul já manifestaram interesse em adquirir a vacina, segundo o governo; 276 prefeituras também tentam acordos.

No início da semana, o governador já havia anunciado o calendário de vacinação no estado, com início previsto para 25 de janeiro. A data gerou reação do governo federal. Ainda não foi publicado um estudo com comprovação da eficácia da CoronaVac. A publicação está prevista para a próxima semana. A Anvisa já reforçou em nota que só libera o uso da vacina após a análise de todos os documentos necessários. 

— O Brasil não pode ficar assistindo ao mundo iniciar a vacinação e aqui prosseguirmos num debate interminável e inconclusivo, o que nos coloca de braços cruzados. São Paulo não cruza os braços e vai ajudar todos os estados brasileiros que solicitarem, para juntos salvarmos vidas. Somos uma república federativa e devemos atuar em sintonia para vencer a insensibilidade, a falta de compaixão e o dever de iniciarmos a vacinação dos brasileiros — afirmou Doria. 

Além disso, a vacina, por enquanto, não faz parte do plano de vacinação sendo desenvolvido em Brasília. Em reunião com governadores no início da semana, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que a aprovação de vacinas na Anvisa poderão demorar até 60 dias. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES