Doria toma a 1ª dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, em SP

Nesta última semana, a faixa etária de 60 anos só conseguia encontrar vacinas da Pfizer ou da Aztrazeneca nos postos e drive-thrus da capital paulista.

João Doria é vacinado contra a Covid-19 nesta sexta-feira (7). | Foto: Rodrigo Rodrigues/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 nesta sexta-feira (7).

Nesta última semana, a faixa etária de 60 anos só conseguia encontrar vacinas da Pfizer ou da Aztrazeneca nos postos e drive-thrus da capital paulista. A CoronaVac está em falta e ao menos 32 cidades do estado estão sem o imunizante e suspenderam total ou parcialmente a aplicação da segunda dose.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, até esta quinta-feira (6), a CoronaVac estava sendo aplicada nos postos da capital paulista apenas em pessoas que já estavam na segunda dose.

Na quinta, o Ministério da Saúde informou que 1 milhão de doses da CoronaVac foram repassadas para as unidades da federação para a aplicação da segunda dose. Nesta sexta, o estado de São Paulo recebeu 226 mil doses.

João Doria é vacinado contra a Covid-19 nesta sexta-feira (7). — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

Doria foi vacinado pela primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, e se disse honrado. O governador enalteceu o fato de ter tomado a CoronaVac, produzida pelo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, SinoVac.

"Todas as vacinas são boas, mas a minha foi Coronavac. "Olha como é o mundo. No início de janeiro a CoronaVac era a vacina da China, a 'vachina', a vacina do jacaré, que ia deixar você com sequelas, paralítico, a vacina do Doria. Hoje, ela é a mais querida do Brasil. É a coronaVac que todos querem tomar. Confiança é credibilidade do Instituto butantan que já salvou 43 milhões no Brasil. 43 milhões que tomaram a CoronaVac", disse.

"Briguei durante meses com o governo federal que não queria comprar essa vacina. O presidente da República disse que não ia comprar e ponto. Em alto e bom som. Hoje é a vacina q mais salva vidas. Se não fosse o negacionismo e um esforço contra a vacina, Paulo Gustavo e outros brasileiros poderiam ter sido salvos antes", completou.

Bolsonaro tem 66 anos e ainda não se vacinou contra a Covid-19.

Doria chegou ao Centro de Saúde I “Doutor Victor Araújo Homem de Mello”, na Rua Ferreira Araújo, em Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista, pouco antes das 16h. O governador estava acompanhado da primeira-dama Bia Doria, do secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e tirou fotos com pessoas que, assim como ele, estavam na fila à espera da vacinação.

No estado, a vacinação para a faixa-etária de Doria, que tem 63 anos, começou a ser feita no dia 29 de abril. Bia Doria, que tem 60 anos, também foi vacinada.

Depois, Doria postou uma foto com um filtro de Jacaré do Instagram e escreveu "Esperei minha vez, entrei na fila do posto de saúde e fui vacinado aos 63 anos. E não virei jacaré", em referência à frase de Bolsonaro no final do ano passado: "Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso".

Doria posta foto com "efeito de Jacaré" do Instagram — Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan na manhã desta quinta (6), ele disse que tinha tomado a vacina da gripe no final de abril, e aguardava o término do intervalo vacinal para poder ser imunizado contra o coronavírus.

A informação também foi divulgada pelo governador em postagem no Twitter.

"Tomei a vacina contra gripe junto com minha família no dia 22. Recebi orientação médica para respeitar intervalo vacinal de 15 dias, para tomar outra vacina. Amanhã, dia 7, poderei tomar a vacina contra Covid-19. E assim farei, por ter 63 anos. Viva a vida! Viva a vacina!", escreveu Doria em sua conta nas redes sociais.

Em agosto de 2020, o governador testou positivo para a Covid. Assintomático, ele cumpriu dez dias de isolamento e retomou as atividades após ser liberado pelos médicos.

Histórico CoronaVac

A gestão de João Doria foi responsável por articular a parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid.

O acordo foi anunciado em junho de 2020. Após uma série de disputas políticas entre o governo federal e o paulista, a vacina foi aprovada para uso emergencial pela Anvisa e se tornou o principal imunizante do Programa Nacional de Imunização.

O Butantan já entregou mais de 43 milhões de doses ao Ministério da Saúde, das 46 milhões previstas pelo no primeiro contrato com o governo federal. O Instituto é responsável pela etapa final de produção da vacina, que consiste no envase, rotulagem e testes de qualidade.

Entretanto, por conta de atrasos na liberação do insumo, o envase foi novamente suspenso. É a segunda vez que o problema ocorre.

Na manhã desta quinta (6), o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que houve uma redução na previsão de recebimento de matéria-prima da vacina e disse que as declarações da gestão de Bolsonaro contra a China afetam a liberação do insumo.

Segundo o Butantan, o setor responsável pelo envase da CoronaVac está ativo, mas passou a processar apenas doses da vacina contra a gripe.

Na quarta (6), o Instituto Butantan disse que solicitou à Sinovac 6 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), para produzir aproximadamente 10 milhões de doses. Metade desse montante, porém, corresponde ao lote que deveria ter sido enviado em abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES