Dose de reforço evita mortes por Covid-19 no Piauí, diz Sesapi

Um levantamento traça um paralelo entre óbitos e internados pela Covid-19 no Piauí com o esquema vacinal da população.

secretário de Saúde, Florentino Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) junto aos hospitais da rede estadual traça um paralelo entre óbitos e internados pela Covid-19 no Piauí com o esquema vacinal da população. A análise, segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, revela de forma incontestável que a dose de reforço protege contra a forma grave da Covid-19.

O número de pessoas internadas apenas com a primeira dose da vacina é de 43%. Com as duas doses de vacina, o número cai para 38%. Já os internados com a dose de reforço, somam 14%.

“As internações e óbitos entre as pessoas com a terceira dose se concentram, principalmente, entre idosos com comorbidades. A grande maioria não está vacinada ou está com o ciclo vacinal incompleto”, destaca Florentino.

Secretário de Saúde, Florentino Neto

Controle da doença

A conclusão é a mesma divulgada por diversos pesquisadores ao longo da pandemia: a campanha de imunização é a principal forma de controle da Covid-19. “Estes dados demonstram de forma sólida que a dose de reforço é fundamental para evitar o agravamento da doença. Por isso, peço que as pessoas completem a sua imunização e tomem a dose de reforço no intervalo adequado”, destaca o secretário.

Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde,  lembra que os idosos, mais vulneráveis às formas mais graves de Covid-19, precisam desta blindagem adicional contra o coronavírus. " O potencial de mortes aumenta a medida que a população está descoberta sem vacina e com apenas uma ou duas doses. O indicador de internações e óbitos cai com o esquema vacinal completo com a dose de reforço. Não tem o que discutir”, afirma.

Cobertura vacinal

O Piauí vem aplicando a dose de reforço na população desde setembro. Até o momento, apenas 29,65% da população tomou a dose de reforço e 457.648 piauienses a partir de 18 anos não compareceram aos postos para tomar a terceira dose da vacina, que deve respeitar um intervalo de quatro meses contados a partir da data de recebimento da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac. 

A única exceção é para a vacina da Janssen, já que a indicação é que o reforço aconteça dois meses após a dose única. “As pessoas que tiveram Covid-19 recentemente devem esperar 30 dias para tomar o reforço”, orienta Herlon Guimarães.

A cobertura vacinal no Piauí é destaque nacional. O estado ocupa o segundo lugar nacional no ranking dos estados que mais vacinaram e o primeiro lugar no Nordeste. Cerca de 96,17% da população elegível a vacina  já tomou a primeira dose e 84,29% dos piauienses tomaram as duas doses da vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES