Doutor Pessoa retoma obrigatoriedade de máscaras nos centros de saúde

O prefeito de Teresina, que é médico, ressaltou que a medida é importante para conter um possível avanço da pandemia da Covid-19.

Doutor Pessoa retoma obrigatoriedade do uso de máscaras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, retomou a obrigatoriedade do uso de máscara em decreto publicado na tarde desta segunda-feira (13). A especificação é que o Equipamento de Proteção Individual (EPI) seja utilizado, de forma obrigatória, dentro de locais públicos e privados que ofertam serviços na área da saúde. A medida tem como objetivo conter uma possível nova onda da Covid-19.

O decreto N° 22.569/2022 também recomenda o uso de máscara em locais de grande aglomeração de pessoas, com mais de 500, seja em ambiente aberto ou fechado. Esse é o "primeiro passo para trás" após a revogação total do uso de máscaras no dia 28 de março deste ano.

Doutor Pessoa torna obrigatório o uso de máscara em unidades hospitalares. Crédito: Divulgação.

A decisão da Prefeitura Municipal de Teresina leva em consideração o aumento dos casos de Covid-19 em todo o território brasileiro.

"É uma outra cepa, não sei detalhadamente. Mas eu estive tem 10 dias conversando com o secretário municipal de saúde, Dr. Gilberto Alburqueque, para voltar a discutir com o COE municipall, os ambientes fechado, o uso de máscara. Não precisa ser cientista. Eles são especialistas, mas sou médico e percebo o movimento mundial do que acontece no mundo inteiro. Agora, sem dúvida, há uma preocupação com grandes aglomerações e ambiente fechado", disse Doutor Pessoa.

O executivo municipal não descarta adotar medidas mais restritivas para evitar uma nova pandemia do coronavírus. Por enquanto, o uso de máscara de forma obrigatória permanece restrito a unidades hospitalares e de saúde.

O COE justifica a medida informando que houve aumento de 385% dos casos confirmados de Covid nos últimos dias. Além do aumento da positividade nos testes antígenos. A Covid tem infectividade alta, porém em Teresina apesar de muitos infectados, tem poucos internados e poucos graves. A internação caiu 55%, de acordo com dados de busca ativa e demanda de PCR.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES