Drogas podem matar vírus da Covid-19 nas células, aponta estudo

Um novo estudo revela vários contendores de drogas já em uso para outros fins, incluindo um suplemento dietético que foi mostrado para bloquear ou reduzir a infecção por Covid-19 nas células

medicamentos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início da pandemia, pesquisadores em todo o mundo vêm procurando mandeiras de tratar a Covid-19 e por mais que as vacinas representem a melhor medida para prevenir a doença, as terapias para aqueles que se infectam permanecem escassas.

Um novo estudo revela vários contendores de drogas já em uso para outros fins, incluindo um suplemento dietético que foi mostrado para bloquear ou reduzir a infecção por Covid-19 nas células. As células foram tratadas com mais de 1.400 drogas e compostos individuais aprovados pela FDA, antes ou depois da infecção viral, e examinadas, resultando em 17 resultados potenciais. 

Do geral, dez desses resultados foram recentemente reconhecidos, com sete identificados em estudos anteriores de reaproveitamento de drogas.

Suplemento dietético que foi mostrado para bloquear ou reduzir a infecção por Covid-19 nas células. (Foto: Divulgação)

“Tradicionalmente, o processo de desenvolvimento de medicamentos leva uma década – e nós simplesmente não temos uma década”, comentou Jonathan Sexton, professor assistente de Medicina Interna na Escola de Medicina e um dos autores seniores do artigo.

A equipe validou os 17 compostos candidatos em vários tipos de células, incluindo células-tronco derivadas de células pulmonares humanas em um esforço para simular a infecção por Covid-19 do trato respiratório. Nove mostraram atividade antiviral em doses razoáveis, incluindo lactoferrina, uma proteína encontrada no leite materno humano que também está disponível ao balcão como um suplemento dietético derivado do leite de vaca.

“Descobrimos que a lactoferrina tem uma eficácia notável na prevenção de infecções, funcionando melhor do que qualquer outra coisa que observamos”, explicou Sexton. Ele acrescentou que os primeiros dados sugerem que esta eficácia se estende até mesmo a novas variantes, incluindo a variante Delta altamente transmissível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES